Pesquisadora espanhola participa de banca de doutorado na Univates

Postado em 04/08/2016 16h59min

Por -

Nesta quinta-feira (04), a pesquisadora espanhola Dra. Carmen Neri Fernández Pombo, da Fundacion Biomedica de A Coruña (FBC), da Espanha, esteve na Univates para participar da banca de tese da aluna do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) Claudete Moreschi. Intitulada “Qualidade de vida de pessoas com diabetes mellitus: ações desenvolvidas pelas estratégias saúde da família”, a tese contou com a Dra. Claudete Rempel (orientadora); Dra. Ioná Carreno (coorientadora); Dr. Glademir Schwingel; Dra. Dirce Stein Backes e Dra. Carmen Neri Fernándes Pombo como membros da banca de avaliação.

Pesquisadora já foi intercambista da Univates

A Dra. Carmen foi a primeira aluna de intercâmbio do PPGAD e concluiu seu doutorado na Espanha, fazendo um paralelo entre as ações desenvolvidas para reconhecimento e prevenção do diabetes gestacional no Brasil e na Espanha, propondo um novo teste para detecção precoce dessa doença crônica.

Seu doutorado foi em Endocrinologia, na Universidad de Vigo (Uvigo), Espanha, e o título de sua tese foi "Repercussão da implantação dos novos critérios diagnósticos para diabetes gestacional na práctica clínica habitual". Sua orientação na Espanha foi da Dra. María Reyes Luna Cano, sob coorientação do Dr. Federico Mallo Ferrer, e sua orientação no PPGAD da Univates foi da Dra. Claudete Rempel.

Ana Amélia Ritt

Pesquisadora espanhola (no centro), doutora Carmen, participou de banca de aluna do PPGAD.

Ana Amélia Ritt

Pesquisadora espanhola, doutora Carmen, participou de banca de aluna do PPGAD.