Projeto de pesquisa em nutrigenética seleciona voluntários

Postado em 15/08/2016 09h20min

Por Artur Dullius

A Univates busca alunos voluntários para participarem da amostra de pesquisa do projeto “Aspectos nutrigenéticos de parâmetros bioquímicos e antropométricos: implicações para a saúde humana”. O estudo investiga a interação entre a alimentação e polimorfismos genéticos, ou seja, verifica se as variações genéticas podem influenciar na maneira como o metabolismo humano responde à alimentação.

Podem participar estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos da Univates. Durante a primeira consulta, o paciente responde a questionário sobre seus hábitos de vida e alimentares. Além disso, também é verificada a pressão arterial e realizada a avaliação antropométrica, que verifica o peso, a altura e as dobras cutâneas.

Na segunda consulta, é realizada coleta de sangue para análises bioquímicas e moleculares. O procedimento leva menos de um minuto e o paciente não sente dor ou desconforto. Após a coleta, o paciente recebe um lanche.

Os benefícios do estudo poderão ser obtidos em longo prazo e devem voltar para a população em forma de artigos científicos. Os participantes têm direito a receber os resultados dos exames laboratoriais (colesterol total, HDL, triglicerídeos e glicose). O projeto está de acordo com as normas vigentes na Resolução CNS 196/96, que rege as pesquisas em seres humanos, e possui aprovação pela Câmara e pelo Comitê de Ética em Pesquisa – Coep.

O projeto, coordenado pela professora Verônica Contini, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates. Interessados podem contatar a equipe da pesquisa, pelo e-mail nutrigeneticauni@gmail.com, e agendar consulta.

Texto: Artur Dullius
Artur Dullius

Podem participar estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e técnicos