Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Docente do PPGBiotec é convidada para ser consultora ad hoc

Postado em 16/08/2016 14h11min

Por Nicole Morás

Entre as possibilidades de contribuir para a pesquisa científica, o consultor ad hoc é aquele profissional convidado para ser parecerista de projetos submetidos a editais públicos, como o Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS), devido a seus méritos acadêmicos. Foi assim que a doutora e docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates Ana Lucia Abujamra foi convidada para ser consultora ad hoc no PPSUS do Mato Grosso do Sul pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul (Fundect).

De acordo com Ana Lucia, os editais são lançados pelas entidades que financiam projetos em cada Estado e o consultor ad hoc é, necessariamente, um pesquisador que atua na mesma área, porém em outro Estado. “É uma grande responsabilidade, pois a partir do parecer é que os projetos são selecionados ou não para receberem verbas para o seu desenvolvimento. Caso não houvesse esse tipo de consultoria, demoraria mais tempo para a análise dos projetos e haveria perda de qualidade. Assim, o coordenador do projeto sabe que ele é avaliado por alguém com publicações e competência na área do projeto, que tem condições de entender o que está sendo proposto”, explica Ana Lucia.

A docente comenta ainda que o convite é um reconhecimento muito importante, pois considera o currículo Lattes e a produção do consultor na área do edital. “O convite é uma maneira de atestar minhas competências e mais uma chance que eu tenho de contribuir para a pesquisa científica, o que me deixa muito feliz”, comemora ela, acrescentando que a orientação de pós-graduandos, o desenvolvimento de projetos com impacto na sociedade e a divulgação por meio de publicações são outras maneiras de o pesquisador participar da pesquisa científica.

Ana Lucia Abujamra é pesquisadora da área de concentração em Biotecnologia e Saúde do PPGBiotec da Univates. Mais informações sobre o PPGBiotec podem ser conferidas em  www.univates.br/ppgbiotec, pelo e-mail ppgbiotec@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7037.

Saiba mais
O Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) é uma iniciativa de descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UF) que promove o desenvolvimento científico e tecnológico, visando a atender às peculiaridades e especificidades de cada UF brasileira e a contribuir para a redução das desigualdades regionais. O Ministério da Saúde (MS), por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Decit/SCTIE), é o coordenador nacional do PPSUS e conta com parcerias, no âmbito federal, com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, na esfera estadual, com as Fundações de Amparo/Apoio à Pesquisa (FAP), as Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e as Secretarias de Ciência e Tecnologia (SECT).

Texto: Nicole Morás

Ana Lucia Abujamra foi convidada para ser consultora ad hoc no PPSUS do MS

Nicole Morás

Notícias Relacionadas