Três professores da Univates concluem doutorado

Postado em 18/08/2016 12h06min

Por Artur Dullius

O primeiro semestre de 2016 foi marcado por grandes conquistas para o corpo docente da Univates. Vários professores obtiveram êxito na pós-graduação, garantindo melhor qualificação para a atuação profissional e a prática docente. Entre eles estão três professores, vinculados ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que realizaram a defesa de seus doutorados recentemente.

Coordenador do curso de Odontologia da Univates, Maurício Teixeira defendeu sua tese de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), com área de concentração em Saúde Bucal Coletiva. No trabalho, intitulado “Perspectivas da institucionalização e formação em avaliação no contexto atual do Sistema Único de Saúde”, o professor realizou revisão documental, que abordou as concepções de avaliação presentes na legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Teixeira conta que suas participações na construção da Política Nacional de Avaliação e como coordenador da tutoria de um curso de especialização EAD em avaliação o incentivaram a abordar o tema em sua pesquisa. “A partir dessa experiência e da organização do curso de Odontologia da Univates percebi a necessidade de avaliação das diretrizes dos cursos oferecidos na área de odontologia”, lembra. Quando questionado sobre a sensação de ter concluído o doutorado, o professor explica: “Hoje percebo diferença muito grande no meu senso crítico em relação aos materiais que eu leio. Considero-me um cara de sorte, pois consegui fazer sentido ao que eu estava trabalhando”.

Professora do curso de Odontologia, Luciane Pilotto também realizou doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Ufrgs. Ela garante: “É um sentimento de dever cumprido, mas que instiga a não parar mais, pois abre um leque cada vez maior de questões que podem e precisam ser estudadas”.

Em sua tese, a docente analisou os planos privados de saúde no Brasil e sua influência no uso de serviços de saúde médicos e odontológicos. Conforme Luciane, com a pesquisa foi possível verificar uma tendência de redução no uso dos serviços de saúde pelos beneficiários dos planos privados entre 1998 e 2013, apesar de ter aumentado o percentual de indivíduos com posse desse tipo de plano. Porém, ela lembra que os beneficiários de planos privados apresentam chance maior de usar o serviço público quando estão cadastrados nas estratégias de saúde da família.

“Isso é interessante, pois mostra a melhoria e a expansão do SUS fazendo com que o cidadão use mais o serviço público. Por outro lado, mostra que os planos privados podem não estar atendendo às necessidades dos beneficiários”, afirma. Segundo Luciane, o assunto tem sido intensamente discutido em sala de aula, pois ocorreram mudanças recentes na legislação e o atual ministro da saúde tem feito colocações que incentivam a expansão do segmento de planos privados.

Quem também concluiu o doutorado no primeiro semestre de 2016 foi a professora Têmis Bohrer. Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Univates, a docente teve como foco do seu trabalho o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), no qual avaliou os conceitos e crenças que alunos e professores têm em relação aos processos de ensino e de aprendizagem.

Conforme a docente, é preciso pensar na importância do programa para os alunos dos cursos de licenciatura. “A pesquisa foi baseada na investigação das teorias implícitas sobre os processos de ensino e de aprendizagem dos bolsistas integrantes do Pibid, vinculados ao curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. O grupo foi caracterizado segundo algumas teorias de aprendizagem, em que busquei compreender os perfis dos professores da educação básica e dos licenciandos quanto às suas escolhas pedagógicas”, relata. Têmis realizou o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Texto: Artur Dullius
Têmis é docente do curso de Ciências Biológicas