Intercâmbio: oportunidade para cursos de graduação

Postado em 30/08/2016 13h23min

Por Nicole Morás

Nos últimos cinco anos, 250 estudantes de cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado realizaram um semestre no exterior por meio de intercâmbio oferecido pela Univates. A oportunidade é viabilizada por meio de parceria com instituições estrangeiras. Atualmente a Univates mantém convênio para mobilidade acadêmica com 32 instituições de 19 países.

Estudante do curso de Gestão de Recursos Humanos, Cíntia do Nascimento cursou o último semestre no Instituto Politécnico de Leiria (IPL), em Portugal. “Foi uma experiência única e incrível. Ainda me faltam palavras para descrever tudo o que senti durante esse período, pois foram os melhores meses da minha vida”, afirma ela.

Cíntia conseguiu aproveitar a carga horária cursada na instituição portuguesa em cinco disciplinas do curso da Univates. “Fui a primeira aluna de Recursos Humanos a fazer intercâmbio. No IPL fiz Relações Humanas e Comunicação Organizacional, que é praticamente o mesmo curso, quase todasas disciplinas são semelhantes, então já tinha uma noção de tudo, e foi bem tranquilo. Fiz as mesmas disciplinas que faria na Univates, por isso consegui aproveitar todas”, explica ela.

Entusiasta da experiência no exterior, a acadêmica agora incentiva outros estudantes a realizarem intercâmbio. “Fui muito bem recebida na faculdade, tanto pelos alunos quanto pelos professores, e todos se disponibilizaram a me ajudar quando tive dúvidas. Gostaria que cada aluno vivesse todo o sonho que vivi”, afirma ela.

Inscrições abertas
Até o dia 3 de setembro, estão abertas as inscrições para alunos interessados em realizar intercâmbio acadêmico no primeiro semestre de 2017. Neste semestre, a Univates oferece mais de 100 vagas de intercâmbio em 32 instituições de 19 países. O edital completo está disponível no site www.univates.br/intercambio, no quadro de avisos, e as inscrições devem ser feitas aqui. Mais informações podem ser obtidas com a Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5309, ou pelo e-mail aaii@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Cíntia Nascimento é estudante de Gestão de Recursos Humanos e estudou no IPL.

Cíntia Nascimento é estudante de Gestão de Recursos Humanos e estudou no IPL.