Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pesquisadoras apresentam trabalho na Colômbia sobre evolução de biomas

Postado em 21/09/2016 09h50min

Por Tiago Silva

A doutoranda Isa Carla Osterkamp, do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), apresenta uma parte de sua pesquisa de tese de doutorado no Goal Workshop 2016. O congresso ocorre na Colômbia, de 26 de setembro a 2 de outubro, com o tema “Desenvolvimento sustentável dos georrecursos: conquistas e desafios”.

A bióloga e mestre pelo PPGAD da Univates avalia no trabalho as modificações anatômicas que ocorrem em madeiras de araucárias pela ação de calor. A investigação foi realizada em parceira com a doutora em Geociências Marjorie Kauffmann, pesquisadora do setor de Paleobotânica e Evolução de Biomas, do Museu de Ciências Naturais da Univates.

No estudo, elas buscaram perceber a influência dos incêndios florestais durante o Período Permiano — há cerca de 250 milhões de anos, o último da Era Paleozóica —, para entender a evolução dos biomas do planeta até a chegada aos tempos atuais. O estudo integra o projeto da Univates “As variações dos sistemas vegetais durante o tempo e a evolução dos biomas terrestres”, coordenado pelo professor André Jasper.

As araucárias foram escolhidas porque são as espécies mais semelhantes às que haviam no período Permiano. “As araucárias são, podemos dizer, fósseis vivos”, comenta Isa. Conforme a coautora, esse é um recorte usado no trabalho para se compreender um processo de evolução como um todo dos biomas, com o impacto de variações naturais sobre o meio. “A pesquisa é um resultado pontual que, certamente, vai ser relacionado no congresso com o que encontramos hoje em termos de biomas”, afirma Marjorie.

O Goal Workshop
O congresso é um evento promovido pela Goal Network. A rede de pesquisadores integra geocientistas de países latino-americanos e alemães. Participam dela alunos que já estudaram, durante sua formação acadêmica, em alguma instituição alemã, como é o caso de Isa e Marjorie que estudaram, em 2007, na Uni-Tübingen.

Na Colômbia, serão 38 geocientistas apresentando trabalhos. Para Isa e Marjorie, será a primeira participação em um evento da Goal Network. As pesquisadoras acreditam que, em um encontro de especialistas como esse, é lançado um olhar importante para questões de conservação, sustentabilidade e a exploração adequada do geoturismo — uma atividade ainda pouco explorada, avaliam.

“Aqui no Rio Grande do Sul nós temos patrimônios ambientais riquíssimos, mas pouco explorados e quando são, voltam-se para o lucro”, comenta Isa. “Esses eventos buscam fomentar esse tipo de turismo, mas de uma maneira sustentável, sem destruir esses lugares”, complementa Marjorie.

Texto: Tiago Silva

 Isa e Marjorie avaliaram as modificações anatômicas que ocorrem em madeiras de araucárias pela ação de calor

Divulgação

Notícias Relacionadas