Professor integra grupo de pesquisa sobre cultura e consumo no Brasil

Postado em 23/09/2016 08h37min

Por Tiago Silva

Um grupo de pesquisadores de diversas instituições de ensino do país começou a se reunir com um objetivo: fomentar estudos sobre cultura e consumo no Brasil. Um dos docentes que está à frente da equipe de trabalho Cultura e Consumo Brasil (CCB) é Marlon Dalmoro. Docente do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis (PPGSAS) e doutor em Administração com ênfase em Marketing, o professor da Univates explica que a proposta surgiu a partir da necessidade de se verificar, dentro do Marketing, os padrões de consumo específicos dos brasileiros.

Dalmoro conta que a literatura e as pesquisas que existem contemplam, basicamente, o que foi percebido nos Estados Unidos e na Europa. Conforme ele, estas premissas não necessariamente dão conta do contexto brasileiro, e questiona: “Nós vamos simplesmente reproduzir o que já foi feito ou vamos ser mais independentes?” A inquietação dos pesquisadores, ao trabalhar os conceitos de cultura e consumo na academia, foi o mote para o surgimento do CCB.

A primeira reunião ocorreu no último dia 6, no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez que professores se organizaram para construir a estrutura de pesquisa na área. “Estamos falando da formação de mestres, de doutores, em uma nova área de conhecimento que foge do marketing tradicional, que trabalha o consumo do ponto de vista da psicologia. O que nós propomos é algo fora do mainstream, de trazer um novo olhar para a cultura do consumo no Brasil”, explica Dalmoro.

As ideias, ainda incipientes, são estruturadas principalmente em eventos como o Enanpad — maior congresso nacional de pesquisa em Administração e Marketing. É nesses eventos que os pesquisadores têm a oportunidade de, além de expor seus trabalhos, conhecer o que está sendo pesquisado nessas áreas.

Na edição deste ano do Enanpad, que ocorre de 25 a 28 de setembro, na Costa do Sauípe (BA), Marlon Dalmoro coordenará a sessão temática “Consumo e Significados” e apresentará dois trabalhos desenvolvidos por ele na Univates — “Cidadania e mercado: busca por uma integração analítica e novas proposições teóricas” e “Dramas de uma marca cidadã: o caso da marca Fiat e ‘Questa è l`Italia che Piace’”.

O professor comenta que as pesquisas, elaboradas dentro do projeto da Univates “Cidadania de Mercado”, estão em consonância para a construção de caminhos alternativos no âmbito da cultura e do consumo. Dalmoro e o grupo de trabalho do CCB estimam que o Enanpad será o local para a solidificação desse movimento. “No evento, nós, pesquisadores, vamos ter um novo momento para dar continuidade a essa organização.”

Na agenda de ações, o movimento organizará, no próximo ano, disciplinas compartilhadas entre os professores, nas quais alunos de diferentes instituições poderão participar das aulas. “Vamos organizar, também, uma edição especial da Revista Interdisciplinar de Marketing (Rimar)”, conta Dalmoro.

Texto: Tiago Silva

Tiago Silva