Dia da solidariedade: Fundo 40 transforma sonhos em realidade

Postado em 20/10/2016 10h37min

Por Nicole Morás/Ana Amélia Ritt

Olhar para o outro é também uma maneira de olharmos para nós mesmos e pensarmos no quanto podemos nos doar. É acreditando nisso que, desde 2009, a Univates mantém o Fundo 40 - um fundo para bolsas de estudo que objetiva desenvolver o espírito de filantropia, generosidade e solidariedade. Nesta quinta-feira, dia 20, a Instituição celebra o Dia da Solidariedade buscando promover o programa, estimular novas adesões e prestar contas do que é feito. Atualmente o Fundo conta com a colaboração de 159 doadores, uma aluna está formada e seis recebem auxílio.

Os dois últimos alunos beneficiados são Henrique da Rosa e Alessandra Machado, que você pode conhecer no vídeo ao lado. Henrique, de 32 anos, estuda Enfermagem há cerca de sete anos. Com os cinco irmãos, passou a infância na Associação de Menores de Arroio do Meio (Amam). “Eles não são simplesmente professores, são pais”, comenta sobre o trabalho realizado na Amam. Henrique enfatiza que a merendeira da escola foi uma grande incentivadora para que ele continuasse os estudos. Hoje ele está na metade do curso e trabalha como porteiro.

De Lagoa Bonita, município do Rio Grande do Sul com cerca de dois mil habitantes, é Alessandra Machado. A jovem de 19 anos está no primeiro semestre do curso de Publicidade e Propaganda e acredita que o estudo lhe trará uma história diferente. “Vim para cá para estudar e porque na cidade em que eu morava não tinha emprego”, diz. Alessandra veio sozinha para Lajeado e hoje divide o apartamento com três colegas. “Quando liguei para minha mãe e contei que fui selecionada para a bolsa do Fundo 40, ela chorou muito. É uma oportunidade única, vou aproveitá-la bastante. Ainda não estou acreditando, estou em choque. Eu só tenho a agradecer todo mundo que participa do Fundo 40”, conta.

O Fundo 40 atualmente é mantido por funcionários técnico-administrativos e professores que autorizam débito em sua folha salarial, sendo o valor e a periodicidade definidos pelo colaborador. Alunos, diplomados e membros da comunidade em geral que querem contribuir com esta iniciativa podem manifestar interesse em doar pelo e-mail fundo40@univates.br.

Texto: Nicole Morás/Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt