Trabalhos acadêmicos e artísticos em exposição

Postado em 20/10/2016 10h43min

Por Nicole Morás

Os Espaços Arte do campus da Univates recebem novas exposições em outubro, apresentando produções acadêmicas e artísticas. No Prédio 7, até o dia 22, a mostra “Ceami: 10 anos de extensão em Comunicação e Educação Ambiental” apresenta, por meio de fotografias e desenhos, as ações de extensão desenvolvidas nos dez anos de existência do projeto Ceami - Comunicação, Educação Ambiental e Interfaces, coordenado pela professora Jane Mazzarino. O grupo é formado por professores, bolsistas, alunos e voluntários. As atividades de educação ambiental já desenvolvidas são diversas: jornais comunitários, oficinas sobre resíduos e água, mostras fotográficas, videodebates, rodas de conversa, palestras, cursos, vivências na natureza e, agora, a produção de audiovisuais.

No Espaço Arte 3, até o dia 3 de novembro, o artista lajeadense Alessandro Cenci expõe “Aparato”, em que utiliza esculturas em aço para explorar a abstração na escultura pelo princípio da colagem ou aglomeração de objetos metálicos de identidade diversa e até mesmo imprecisa. Fivelas, caixas metálicas, parafusos, ferramentas e toda sorte de objetos estão integrados como meio de invocar a expressão poética da forma.

A exposição “Cubos”, no Espaço Arte 9B, disponível até hoje, dia 20, é resultado de atividades desenvolvidas e compartilhadas com aprendizes e monitores de um curso de aprendizagem para assistente administrativo para pessoas com deficiência realizado no primeiro semestre de 2016, desenvolvido na Univates. O material é organizado pelo professor Adriano Edo Neuenfeldt.

No hall da Biblioteca, até o dia 25, a exposição fotográfica “A porta da rua é a serventia da alma” questiona se quando alguém passa pelo batente de uma porta não se dá conta de tudo o que está relacionado com isso. “Quantas pessoas já passaram por essa porta? O que traziam e o que levavam? Que mundo pode se esconder atrás de uma porta e como ele pode ser diferente para cada um de nós? São escolhas, são destinos…”, indagam as artistas Ana Paula Weber, Délis Bianchini e Francisca Figueiró.

No Espaço Arte 11, o curso de Arquitetura e Urbanismo apresenta os trabalhos de conclusão realizados no semestre 2016/A por meio de pranchetas e maquetes. A exposição é organizada pelo professor Alex Brino e fica disponível até 24 de outubro.

Todas as exposições recebem visita gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e no sábado, das 8h às 12h. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Cultura e Eventos, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás

Exposição fotográfica “A porta da rua é a serventia da alma”

Lucas Wendt