Testes vocacionais na Feira de Cursos ajudam a escolher qual curso seguir

Postado em 26/10/2016 13h37min

Por Tiago Silva

Escolher um curso em uma instituição de Ensino Superior nem sempre é uma tarefa fácil para os alunos que estão saindo do Ensino Médio. São muitas as opções, possibilidades e oportunidades. Na 15ª Feira de Cursos da Univates, os estudantes têm a opção de fazerem testes vocacionais, aplicados pelo curso de Psicologia, para ajudar nessa definição.

Nas salas onde são oferecidos os testes, os alunos formavam filas para participar da atividade na manhã desta quarta-feira, 26. O casal da Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Erico Verissimo, Eduarda Friedrich (17) e Pedro Henrique Braga (17), fez o teste. E o resultado reforçou o que as suas preferências já mostravam.

Para ela, a área que seu perfil indica é Psicologia. “Ficou bem no que eu queria”, conta a jovem, animada. “Eu acredito que é o que mais tem a ver comigo, porque eu sempre gostei de me relacionar com as pessoas e tentar entendê-las. Eu já estava decidida pelo curso de Psicologia, e ano que vem pretendo começá-lo”, conta Eduarda, que está no 3º ano do Ensino Médio.

Já o teste vocacional de Pedro indicou que as áreas que mais se adequam ao seu perfil são a militar ou a de persuasão científica — profissões que trabalham na relação com o público. “Eu gosto da área militar, porque já vem de família — meu pai, avô, tio, a maioria seguiu a carreira militar”, conta o garoto. Apesar de, pela família, os caminhos convergirem para a carreira militar, Pedro ainda pretende analisar bem para escolher entre as duas áreas. “Teste é teste, não é nada certo. Mas é um bom indicativo de o que seguir”, acredita ele, que tem pelo menos mais um ano para pensar, já que está no 2º ano do Ensino Médio.

A Feira
Nesta quarta-feira, o campus da Univates é espaço para atividades especiais voltadas às particularidades de cada curso. Durante a manhã e à noite, alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio têm a oportunidade de trocarem experiências com acadêmicos e professores dos cursos pelos quais tenham interesse, além de conhecerem a infraestrutura da Instituição. Participam da 15ª edição da Feira mais de 6,3 mil estudantes, de mais de 100 escolas de diversas regiões do Estado.

Texto: Tiago Silva

Testes vocacionais de Pedro e Eduarda informaram as áreas com as quais eles têm mais afinidade

Tiago Silva