Professores do MBA em Branding & Business palestram no Pella Onda do Bem

Postado em 26/10/2016 13h51min

Por -

Na tarde do dia 18 de outubro, a Associação Beneficente Pella Bethânia realizou o evento “Tendências nos negócios: marcas para o bem comum”, que faz parte do Programa Pella Onda do Bem, o qual é dedicado às empresas que sabem de sua importância de agir no contexto social e querem investir em ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Associação Beneficente, Sr. Herbert Carlos Lohmann, que saudou os presentes, reiterando a importância da parceria entre empresas e a instituição. No lançamento do Programa, durante o café colonial, dezenas de empresários tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Pella Bethânia e obterem informação sobre as tendências em gestão de marcas, por meio das palestras: Social Brand como modelo de negócio, com Dndo. Sebastián Goldsack (videoconferência); Fazendo uso das Leis do Bem, com a Dra. Thaís Müller; Incentivos Fiscais, conhecer para mudar, com o contabilista Sr. Adão Vargas; e o Programa Pella Onda do Bem, com a diretora geral da instituição, Ma. Joni Roloff Schneider.

De acordo com Goldsack, professor do MBA Internacional em Branding & Business da Univates e diretor da Faculdade de Comunicação da Universidad Del Pacifico, do Chile, a nova vantagem competitiva das marcas é abraçar causas sociais, formando alianças com instituições que promovem o bem, que se dedicam ao benefício social, pois isso motiva seus consumidores “a somarem-se a uma marca, pertencerem a uma comunidade e encontrar em seu ato de consumo um sentido e uma transcendência”, portanto, fazer o bem é um bom negócio. Já a Dra. Thaís Müller, também professora do curso de Branding & Business, apresentou aos participantes as inúmeras Leis do Bem que permitem deduzir do imposto de renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas as doações efetuadas, neste caso, ao Fundo Nacional do Idoso.

Dando continuidade, o Sr. Adão Vargas mostrou os números das doações, provando que se deixa de aproveitar cerca de 97% dos incentivos fiscais. A razão para isso é o desconhecimento da comunidade, inclusive a empresarial, o que justifica ações de divulgação e esclarecimento como o evento promovido pela Associação Pella Bethânia. Para ele, é preciso “conhecer [os incentivos fiscais] para mudar” e, com isso, beneficiar a sociedade como um todo.

Finalizando o evento, a diretora geral, Ma. Joni Schneider, apresentou o novo posicionamento da instituição e o projeto Pella Nobre Causa, que é constituído por cinco programas distintos, entre eles o Programa Pella Onda do Bem. Schneider também expôs aos convidados as vantagens do programa para as empresas aliadas, para a sociedade e, especialmente, para as pessoas atendidas pela instituição.

Participaram do evento as empresas: Moinho Taquariense, Gota Limpa, Languiru, Motomecânica, Móveis Castro, Rodoquímica, OIW, Certaja Energia, Certaja Desenvolvimento, Certel, Adama, Banco do Brasil e Banrisul. O evento foi promovido pela Associação Beneficente com assessoria da Dra. Elizete de Azevedo Kreutz, diretora da empresa Marcas Mutantes e coordenadora do MBA Internacional em Branding & Business.

Sobre a instituição
Com história de 124 anos, a Comunidade Pella Bethânia tem sido instrumento do bem para as famílias e para toda a sociedade, que podem contar com a qualificação profissional aliada ao ambiente acolhedor, tanto pela sua natureza exuberante quanto pelos princípios humanitários e cristãos, o que transforma a instituição em uma comunidade para viver e conviver dignamente. Atualmente, ela atende mais de 170 residentes de 69 municípios do Estado do Rio Grande do Sul e de mais duas cidades de Santa Catarina.

Como participar
Empresas e pessoas físicas podem doar para a instituição e deduzir do imposto de renda devido uma porcentagem do valor, de acordo com as leis vigentes. Além disso, todos os tipos de doações e trabalhos voluntários são bem-vindos. Para mais informações, entre em contato pelo site: www.pellabethania.com.br, enviando e-mail para relacionamentosocial@pellabethania.com.br e/ou ligando para (51) 3653-1556.

Depoimento da diretora geral da instituição, Ma. Joni Roloff Schneider
O Programa Pella Onda do Bem, lançado no evento do dia 18 de outubro, foi um pontapé inicial para as mudanças que a Associação Pella Bethânia está fazendo dentro do planejamento estratégico para os próximos cinco anos. Aliar o Terceiro Setor ao Segundo Setor, ou vice-versa, é uma das grandes chances para mudarmos o mundo, que precisa de mais amor e solidariedade. Empresas interessadas em contribuir com a causa social deixam de olhar para o seu próprio umbigo e impulsionam o fortalecimento da sua imagem e da marca de seus produtos, criando um novo conceito perante o consumidor, e ajudam a sustentar muitas vidas.

Auxiliar na sustentabilidade de uma instituição filantrópica como a Pella Bethânia, em parceria com empresas que também precisam apresentar metas de responsabilidade social, é uma ótima solução para ambas nos dias atuais. Ficamos muito satisfeitos com a presença das empresas que vieram nos conhecer e reconhecer na Pella Bethânia um potencial já existente, com quem podem criar parceria para o seu propósito.

Professores do MBA em Branding & Business palestram no Pella Onda do Bem

Samuel Dickel Bünecker