Ajudar o próximo também é uma forma de adquirir conhecimento

Postado em 26/10/2016 14h21min

Por Artur Dullius

Na última semana o Vale sofreu mais uma vez com as cheias do rio Taquari. Com o nível das águas ultrapassando os 25m, na região mais de 250 famílias tiveram de deixar suas casas para se abrigarem em ginásios e casas de amigos. Em Lajeado, pelo menos 61 famílias tiveram que carregar móveis, colchões, alimentos e até os animais de estimação na busca de evitar danos ainda maiores.

Preocupados com essa situação, cerca de 15 estudante do curso de Medicina da Univates realizaram serviço de apoio aos desalojados no município. “Nós ajudamos desde a organização das famílias no pavilhão e o gerenciamento de abrigos até os cuidados com animais e o carregamento e descarregamento dos caminhões”, conta Bruno Bresolin, um dos estudantes.

A iniciativa para auxiliar os desabrigados da cidade foi dos acadêmicos Bruno Bresolin e Jéssica Arsego, que haviam realizado um treinamento de emergência com a Defesa Civil de Lajeado em 2015. Com conhecimento e experiência suficiente para a operação das atividades, os estudantes de medicina ficaram responsáveis por coordenar a equipe de saúde, além de motivarem outros acadêmicos a participarem.

“Cabe a nós prestar esse auxílio com o conhecimento adquirido no curso e, é claro, também aprendemos muito com essa experiência”, salienta Jéssica. Além do auxílio na remoção das famílias, os acadêmicos também realizaram um sistema de doações dentro do curso, conseguindo arrecadar alimentos, roupas, fraldas e produtos de higiene.

Para os estudantes, a experiência é sinônimo de aprendizado e sensibilização. Durante o período destacam terem se deparado com algumas famílias carentes, pessoas acamadas e muitas crianças. “O mais gratificante é ver eles agradecendo com lágrimas nos olhos qualquer pequeno gesto nosso. Isso é um incentivo para continuar ajudando essas famílias”, observa Jéssica.

Texto: Artur Dullius
Cerca de 15 estudante do curso de Medicina da Univates realizaram serviço de apoio aos desalojados