Alunas de Pedagogia realizam estágio no Museu de Arte do Rio

Postado em 26/10/2016 15h26min

Por Tiago Silva

Três alunas do curso de Pedagogia da Univates estão no Rio de Janeiro realizando estágio curricular no Museu de Arte do Rio (MAR). Desde o último dia 19, as acadêmicas Bárbara Dutra, Daiane Schneider e Jéssica Patrícia Ribeiro estão realizando atividades de estágio referentes à disciplina de Práticas Pedagógicas em Espaço Não Escolar. Elas ficam na capital fluminense até 1º de novembro.

Conforme a professora Fabiane Olegário, a proposta do estágio no MAR é que as acadêmicas tenham práticas pedagógicas além do universo das salas de aula. Inaugurado em março de 2013, o Museu funciona como um espaço proativo de apoio à educação. Recentemente, o MAR e a Univates firmaram parceria para que o curso de Pedagogia e o grupo de pesquisas Currículo, Espaço, Movimento (CEM) possam realizar residências pedagógicas e atividades de pesquisas no local. “O Museu tem muito forte a questão de trabalhar com a comunidade”, reforça Fabiane.

Bárbara Dutra, que está no 7º semestre de Pedagogia, considera essa uma experiência gratificante para sua formação. “No Museu, a gente não lida apenas com uma faixa etária, com conteúdos específicos, muito menos com algo já dado”. Bárbara explica que entre as atividades que elas desempenham está o acompanhamento aos educadores do MAR durante as visitas ao Museu e também em algumas oficinas, como o Porto do Saber, o Nome do Medo e o Jardim de Ideias, além da participação em grupos de trabalho.

“Esta semana, começamos nossa prática com os educadores na programação e realização de visitas”, diz Bárbara. Para a acadêmica, essa forma de trabalho leva o estudante a pensar formas de qualificar as práticas educativas. “Isso me ajuda como futura pedagoga, na maneira como poderei pensar minhas práticas educativas, sejam elas escolares ou não escolares”, entende.

Texto: Tiago Silva

Alunas de Pedagogia, acompanhadas da professora Fabiane Olegário, em estágio em museu carioca

Acadêmicas de Pedagogia realizam atividades práticas no MAR

Acadêmicas de Pedagogia realizam atividades práticas no MAR