Dez anos ligados ao desenvolvimento do Vale

Postado em 01/12/2016 09h51min

Por Artur Dullius

No dia 23 de março de 2006, a Univates atingia um novo patamar dentro do Ensino Superior ao receber da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a recomendação para implantar seu primeiro curso de pós-graduação stricto sensu em nível de mestrado. Com foco voltado às questões ambientais, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, o Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) trazia para a região não apenas mais um curso, mas, sim, uma nova oportunidade para entender as dinâmicas socioambientais brasileiras.

Considerado um dos idealizadores do projeto, o professor e pesquisador Eduardo Périco lembra dos fatores que permearam os primeiros passos do curso dentro da Instituição. “Fui desafiado a pensar em um curso que pudesse unir professores de diversas áreas, pois a pós-graduação em si tem uma característica muito específica, mas nós queríamos fazer diferente. Pretendíamos juntar professores que pudessem se unir por um eixo comum. Foi aí que, conversando com professores de diversas áreas, pensamos na criação de um curso intensamente marcado pela característica interdisciplinar”, conta.

Norteada por três linhas de pesquisa, focadas em tecnologia e ambiente, espaço e problemas socioambientais e ecologia, a Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento atuou por seis anos apenas com o mestrado. Mas os anseios não pararam por aí, algo ainda estava faltando. Foi então que, em 2012, mais um passo foi dado, com a implementação do doutorado em Ambiente e Desenvolvimento, o primeiro desse nível oferecido pela Univates.

Durante os dez anos foram mais de 750 artigos publicados, 155 dissertações de mestrado e 11 teses de doutorado defendidas, sendo 12 projetos de pesquisa vinculados a pesquisadores das mais diferentes áreas e instituições. “Um dos destaques do nosso programa está justamente fundamentado nessa abrangência que ele tem. Contamos com alunos de diferentes cursos, áreas e regiões, o que de certa forma acaba abrindo mais possibilidades, pois eles nos trazem uma outra forma de entender e refletir as problemáticas apresentadas”, afirma Neli Galarce, atual coordenadora do PPGAD.

Além disso, Neli lembra ainda que o programa avalia diretamente a interação do homem com o ambiente, considerando-o parte integrante dos ecossistemas. “Precisamos detectar os problemas evidentes em nosso meio e refletir sobre a forma como a sociedade está encarando essas mudanças. E é justamente diante disso que todas as pesquisas desenvolvidas buscam responder a alguma demanda da sociedade, sendo relacionadas às políticas públicas, história e educação ambiental, mudanças climáticas globais, energias sustentáveis e biomateriais, estudos botânicos, bioecológicos e de paisagem, questões socioambientais ou étnicas e culturais”, explica Neli.

Segundo a coordenadora, atualmente são cerca de 30 pesquisadores e 13 professores diretamente vinculados ao programa, além de bolsistas e estudantes, número que, se somado, ultrapassa a casa de 500 pessoas envolvidas. “Tivemos algumas dificuldades no início, justamente pelo fato de ser algo extremamente novo para a Instituição. Fomos pioneiros nos cursos stricto sensu da Univates, então ainda carecíamos de uma certa experiência. Mas hoje, olhando para esses 10 anos, vejo que temos muitos números expressivos conquistados”, destaca Neli, ressaltando a importância do apoio que o programa teve de vários grupos de pesquisa do Brasil e de outros países.

Porém as conquistas não param por aí. Com o programa já consolidado, a coordenadora lembra que a busca, agora, é pelo conceito cinco de qualidade de ensino. “Nós já atendemos a todos os requisitos. Queremos conseguir, em um futuro próximo, produzir um conhecimento de ponta, voltado para o viés da sustentabilidade. Estamos em um programa de ambiente e desenvolvimento, então é nosso dever trazer respostas ao problemas socioambientais”, conclui Neli.

Programação especial
Como forma de comemorar os 10 anos de atividades do PPGAD no Vale do Taquari, a Univates realiza na próxima sexta-feira, dia 02, o colóquio “Panorama sobre as Ciências Ambientais no Brasil”. A atividade ocorre no auditório do Prédio 20 e será ministrada pelo coordenador adjunto da área de Ciências Ambientais da Capes, doutor Jairo Schmitt. Conforme Neli, a programação busca reunir alunos, diplomados, professores e lideranças. “É uma forma de agradecer a todos que em algum momento contribuíram para o crescimento do programa ao longo desses 10 anos”, afirma.

Texto: Artur Dullius
PPGAD foi o primeiro programa de pós-graduação da Univate

Tuane Eggers

Neli coordena o programa há cerca de um ano