PPGSAS recebe inscrições até o dia 10

Postado em 02/12/2016 14h37min

Por Nicole Morás

Com caráter profissional e interdisciplinar, o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais Sustentáveis recebe inscrições até o dia 10 de dezembro para 15  vagas de mestrado. O processo seletivo ocorre para a turma que terá início em abril, nas disciplinas regulares, e em julho, nas disciplinas intensivas. Nesta edição há possibilidade de bolsa de estudos.

De acordo com o coordenador do PPGSAS, doutor Noeli Juarez Ferla, a partir de julho de 2017, as disciplinas serão realizadas de forma modular, sempre em julho e janeiro, de forma que seja possível concluir oito créditos por módulo. “Sendo realizado de forma intensiva, o PPG permite a participação de mestrandos de outras regiões”, explica ele.

Totalmente ministrado no Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), o curso de pós-graduação stricto sensu garante a interação dos estudantes com empresas para o desenvolvimento de produtos e processos e a formação de profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar o conhecimento científico, tecnológico e legal voltado ao sistema agroalimentar de alimentos.

O PPGSAS ainda subsidia o discente com visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas na produção agroindustrial familiar e dos processos de licenciamento de empreendimentos, sustentabilidade produtiva e tratamento adequado dos resíduos.

As inscrições podem ser realizadas de forma on-line, em www.univates.br/ppgsas/, e a documentação deve ser entregue na secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa (Prédio 1) ou encaminhada para o endereço: rua Avelino Tallini, 171 – Caixa Postal 155 – CEP 95914-014 Lajeado – RS, aos cuidados da secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, via Sedex, com postagem até 10 de dezembro de 2016. Mais informações podem ser obtidas em www.univates.br/ppgsas/, pelo e-mail ppgsas@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5354.

Áreas de concentração
- Sustentabilidade da Cadeia Produtiva envolve estudos sobre processos de produção nas propriedades e organizações por meio de aplicação de novas tecnologias e compreendendo novas formas de gestão. Os estudos são divididos nas linhas de pesquisa Eficiência Produtiva na Agroindústria e Sistemas Produtivos Agroindustriais Avançados.

- Tutela Jurídica Ambiental visa a dar suporte jurídico a empreendedores, sejam eles pertencentes à produção primária, à agricultura familiar, à indústria de transformação ou aos setores ambientais dos municípios. As linhas de pesquisa são Legislação para Empreendimentos Agroindustriais e Bases Ecológicas para o Licenciamento Ambiental.

Texto: Nicole Morás

Tuane Eggers