Corpo docente do curso de Educação Física conta com novos doutores

Postado em 02/12/2016 14h56min

Por Nicole Morás

O Curso de Educação Física - Licenciatura conta com dois novos doutores. O coordenador do curso de Educação Física - Licenciatura, Derli Neuenfeldt, defendeu a tese “"Educação Ambiental e Educação Física Escolar: uma proposta de formação de professores a partir de vivências com a natureza", vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Univates, no último dia 22.

O estudo estabeleceu um diálogo entre saberes da Educação Física Escolar e da Educação Ambiental, compreendendo o corpo como lugar de aprendizagens e de sensibilização do professor em relação à importância de trabalhar o tema meio ambiente na escola.

De acordo com Neunfeldt, a partir de pesquisa, foi possível concluir que as vivências com a natureza contribuem na compreensão da natureza, não apenas como espaço, mas também como parceira. O corpo revela-se como lugar possível de aprendizagens e de sensibilização do professor em relação à importância de trabalhar o tema meio ambiente na escola, elo entre a Educação Física e a Educação Ambiental.

O trabalho foi orientado pela doutora Jane Márcia Mazzarino, com coorientação da doutora Jacqueline Silva da Silva. Também participaram da banca os professores doutores Margarita Rosa Gaviria Mejía (Univates), Paulo Evaldo Fensterseifer (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) e Valdo Hermes de Lima Barcelos (Universidade Federal de Santa Maria).

Já a professora Silvane Fensterseifer Isse defendeu a tese intitulada “O estágio supervisionado na formação de professores de Educação Física: saberes e práticas dos estudantes-estagiários”, no dia 18 de novembro, no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

Segundo Silvane, a investigação focou como os saberes são mobilizados por estudantes de um curso de Licenciatura em Educação Física em suas práticas docentes durante o estágio supervisionado no Ensino Médio. “As respostas foram analisadas em relação a três áreas: dos saberes necessários para ensinar, à formação e a relação entre teoria e prática. Os estudantes entendem que as relações entre universidade e escola precisam ser intensificadas, no sentido de constituirmos uma formação mais integrada. A pesquisa evidenciou que há um desejo dos estagiários de, por meio do investimento em um bom ensino da disciplina e da ampliação de seus conteúdos na escola, contribuir para o reconhecimento da Educação Física enquanto componente curricular da Educação Básica”, conclui ela.

O trabalho teve orientação do doutor Vicente Molina Neto e a banca foi composta pelos professores doutores Ricardo Rezer (Unochapecó), Elisandro Schultz Wittizorecki (Ufrgs) e Clarice Salete Traversini (Ufrgs).

Texto: Nicole Morás