Conhecimento gerado pela integração esportiva

Postado em 02/12/2016 16h15min

Por Artur Dullius

Na noite da última quinta-feira, dia 1º, mais uma edição da Copa Univates/DCE chegou ao fim. A nona edição foi encerrada com as disputas do futebol e coroou como campeão o Time dos Gordinhos, composto por alunos do curso de Educação Física. Já enraizada dentro da Instituição, a competição alcançou, em 2016, número recorde, contando com a participação de mais de 1,2 mil atletas.

Atualmente a Copa abrange oito modalidades esportivas. Durante cerca de seis meses, professores e alunos deixam, por alguns momentos, o ambiente de sala de aula para colocarem em campo/quadra as habilidades e o espírito de integração. “Queremos proporcionar a este público, que valoriza a Univates, que optou em estar aqui construindo seu futuro, um presente com experiências que não fiquem somente nas salas de aula”, explica Clairton Wachholz, gerente do Complexo Esportivo da Univates.

O início
Tudo começou há 12 anos, mais precisamente em 2004, quando Wachholz foi convidado e desafiado a projetar dois eventos esportivos a serem inseridos nas atividades da Instituição, entre eles a Copa Univates. “A ideia era montar um evento esportivo que pudesse oportunizar aos nossos acadêmicos e professores um momento de diversão e integração por meio do esporte”, destaca.

E o evento logo mostrou suas proporções. Na primeira edição já havia aproximadamente 500 participantes nas modalidades de futebol 7, voleibol e basquete. A competição teve cinco edições. “Em 2008 começou a cair o número de participantes e várias modalidades nem tinham interessados. Foi aí que optamos por parar a realização do evento. O objetivo foi re-alcançado em 2012 quando começamos a receber contatos questionando o porquê da não realização e a possibilidade de voltar. Ou seja, conseguimos fazer com que nossos acadêmicos valorizassem o evento e sentissem falta da Copa”, lembra Wachholz, salientando que as disputas foram retomadas em 2014.

Multiatleta
Quem acompanhou este período desde o início é o acadêmico do curso de Educação Física - Bacharelado Daniel Vanzin. O estudante de 27 anos já participou das competições de handebol, basquete, futsal, voleibol e futebol, acumulando medalhas e amizades ao fim de cada edição. “É uma competição que, além da prática do esporte, tem o viés da confraternização, pois o que fica, ao final de cada competição, são as amizades. Durante os jogos acabei conhecendo até os próprios colegas do meu curso, com os quais possivelmente não teria contato se não fosse a Copa”, afirma Vanzin. Ele lembra que o incentivo à prática esportiva veio desde criança, com os ensinamentos do pai, ex-professor de Educação Física.

A primeira vez
Enquanto uns relembram conquistas, outros participam pela primeira vez. É o caso da estudante de administração Larissa Zwirtes que representou o curso na etapa de vôlei. “Eu jogava vôlei desde os sete anos, mas depois que concluí o Ensino Médio acabei me afastando. Aqui na Univates eu tinha vontade de jogar, mas a vergonha acabava me afastando das quadras”, conta.

Entusiasmada pela primeira participação, Larissa lembra que, mais do que fazer novas amizades, a competição proporcionou um momento de reencontro com amigos dos tempos de escola. “É um momento de conhecer os colegas fora da formalidade. Com certeza no ano que vem participo de novo e aí vamos em busca do título”, brinca.

Na visão de Wachholz, as vivências dos jogos enriquecem também o currículo pessoal de cada um dos participantes. “Seja na vitória ou na derrota, nas articulações em grupo, nos momentos de liderança na montagem das equipes ou nos jogos. É um momento recheado de experiências extraclasse que serão importantes na formação do futuro profissional que sairá aqui da Univates”, conclui o coordenador.

Texto: Artur Dullius
Final contou com homenagem para a Chapecoense

Tiago Silva

Time dos Gordinhos ficou com a taça no futebol