Univates: 48 anos de ensino superior no Vale do Taquari

Postado em 17/01/2017 09h43min

Por Nicole Morás

Há exatos 48 anos comemorava-se o início do Ensino Superior do Vale do Taquari, quando surgiram em Lajeado os primeiros cursos superiores, como extensão da Universidade de Caxias do Sul e após a criação da Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat) em 1964. Com uma trajetória que se confunde com a história recente do Vale do Taquari, a Univates realiza ações de ensino, pesquisa e extensão que têm contribuído para o crescimento regional desde então.

Para o reitor, Ney José Lazzari, por ser comunitária, a Univates está atenta às potencialidades e demandas do Vale do Taquari e, por isso, a história da própria Instituição se confunde com a da região. “A região como um todo abraça e fortalece a Univates. Por isso conseguimos o crescimento e a consolidação que construímos durante todos esses anos”, enfatiza Lazzari.

Na pesquisa, estudos desenvolvidos principalmente nos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Univates buscam alternativas mais sustentáveis para o meio ambiente e para a área de alimentos - áreas foco da Instituição, e também novas metodologias e abordagens para a área de ensino, a melhoria da qualidade de vida, a investigação de fatores que promovam a saúde e o desenvolvimento regional.

Já os projetos de extensão são responsáveis por levar à comunidade as ações e o conhecimento gerado na Instituição. É assim, por exemplo, que são oferecidos oficinas de educação financeira e empreendedora com estudantes de Educação Básica, atendimento multidisciplinar em saúde no bairro santo Antônio, atividades esportivas a crianças e um olhar para questões humanísticas.

Na área de ensino a oferta dos cursos técnicos e superiores garante a formação de profissionais nas mais diversas áreas. Na graduação, a primeira cerimônia de formatura ocorreu para 45 diplomados do curso de Letras em 1972. Desde lá, o número de bacharéis e licenciados formados pela Instituição só cresceu, somando 368 apenas no primeiro semestre de 2016. No total, já foram formados 11.385 estudantes de Graduação e Sequenciais, 3.513 em nível de Pós-graduação e 2.816 nos cursos Técnicos.

Outras iniciativas também mostram o envolvimento da Univates com a comunidade, como o incentivo para o desenvolvimento da cultura, seja pela disponibilidade de locais para exposições no campus ou por meio das atividades realizadas no Centro Cultural, como espetáculos de teatro, dança e música.

Linha do Tempo

1964 - Criação da Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat).

1969 - Início do Ensino Superior em Lajeado.

1972 - Criação da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates).

1974 - 1975 - Criação das faculdades Feclat (1974) e Faceat (1975). A partir desse momento os cursos, já reconhecidos pelo MEC, passam a integrar a Fates.

1978 - Garantias do repasse de 12,67 ha do antigo posto agropecuário federal à Fates.

1989 - Construção do Prédio 3.

1997 - Fusão das faculdades na UNIVATES (Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior).

1999 - Credenciamento da Univates como Centro Universitário e construção da Biblioteca.

2000 - Substituição da Fates pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates).

2004 - Aquisição, pela Fuvates, dos restantes 46,39 ha do posto agropecuário

2005 - Curso de Letras é considerado o melhor do Brasil (Enade).

2006 - Abertura do primeiro curso de mestrado da Univates, em Ambiente e Desenvolvimento.

2007 - A Univates é considerada a melhor Instituição de Ensino Superior particular do RS (Fonte: Jornal O Globo de 06/2007).

2007 - Inauguração do Complexo Esportivo, o maior do gênero nos Vales do Taquari e Rio Pardo.

2009 - Solene comemoração dos primeiros 40 anos de Ensino Superior no Vale do Taquari.

2011 - Instalação do primeiro curso de doutorado na Univates: Ambiente e Desenvolvimento.

2013 - Autorização para oferta do Curso de Medicina.

2014 - Inauguração do Centro Cultural da Univates. Abriga a biblioteca, teatro para 1.150 pessoas, salas especiais e área de lazer.

2014 - Inauguração do Parque Científico e Tecnológico da Univates – Tecnovates. O espaço é destinado ao desenvolvimento do conhecimento, da ciência e da tecnologia.

2014 - Inauguração do Estádio Olímpico.

2015 - Laboratório de Habilidades II - focado no aperfeiçoamento de atividades práticas relacionadas com técnicas cirúrgicas, procedimentos e treinamento direcionado para alunos da área da saúde.

2016 - Início das atividades do Ambulatório de Especialidades do Centro Clínico.

Texto: Nicole Morás
No total, já foram formados 11.385 estudantes de Graduação e Sequenciais