Eventos abordam a formação de professores e a educação básica

Postado em 06/02/2017 10h32min

Por Tiago Silva

Com foco na formação de professores e na docência na educação básica, a Univates realiza três grandes eventos com programação compartilhada: o II Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, o VI Seminário Institucional do Pibid Univates e o III Seminário Observatório da Educação Univates.

As atividades ocorrem de 24 a 27 de maio e objetivam promover reflexão sobre a formação docente nas diferentes áreas do conhecimento e, também, proporcionar um espaço de discussão de trabalhos com a interlocução entre pesquisadores, alunos e professores que se dedicam à problematização do tema.

A submissão de trabalhos para apresentação nos eventos pode ser feita até o dia 28 de fevereiro. Cada pessoa pode submeter apenas um trabalho, porém, pode ser coautora de vários e apresentadora de apenas dois trabalhos por categoria.

Os trabalhos podem ser submetidos nas modalidade de Comunicação Científica e Relato de Experiência, dentro dos seguintes eixos temáticos: Currículo e interdisciplinaridade, Educação e tecnologias, Docência e formação, Educação e diferenças, Experiências pedagógicas e Alfabetização e letramento.

Para a coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Univates), Cristiane Hauschild, essas discussões são importantes para compartilhar experiências, estudos e práticas. “É assim que vamos conseguir pensar e avançar. É um momento ímpar”, afirma ela. “O estudar sempre faz parte da profissão de professor, sempre há coisas novas para se aprender, novas tecnologias que podemos usar na educação e aprendizagem”.

Cristiane ressalta os avanços alcançados nos últimos anos na formação de professores, com a implementação de políticas públicas e iniciativas, como o Pibid e o Observatório da Educação/Univates, direcionados ao ensino e à aprendizagem.

Conferências, grupos temáticos, palestras e mesas-redondas compõem a programação dos eventos. As atividades contarão com a presença de professores e pesquisadores da América Latina e da Europa. O pedagogo espanhol Jurjo Torres Santomé, da Universidade de La Coruña, ministrará palestra sobre a formação de professores. De Barranquilla, na Colômbia, o pesquisador Armando Aroca Araujo participará de mesa-redonda sobre docência e formação e a doutora Nélia Amado, da Universidade de Algarve, de Portugal, abordará o tema educação e tecnologias, também em mesa-redonda.

Para a coordenadora do Pibid/Univates, possibilitar olhares de outras culturas sobre educação enriquece os eventos. “Faz com que a gente possa pensar e repensar nossos métodos”, entende.

Saiba mais

As atividades são promovidas pelos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), pelo Pibid/Univates, pelo Observatório da Educação/Univates e pelos cursos de licenciatura da Instituição.

Texto: Tiago Silva
Cristiane Hauschild, coordenadora do Pibid/Univates

Tiago Silva

Evento promove a troca de experiências sobre educação