Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Professores da Univates recebem fomento da Fapergs para pesquisas

Postado em 13/02/2017 11h15min

Por -

Dois professores da Univates foram contemplados no edital do Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores - Programa Primeiros Projetos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo deste edital é apoiar atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação de doutores formados nos cinco últimos anos.
 
Docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec), o doutor Ivan Bustamante Filho teve uma verba de R$ 24.920,88 aprovada para a realização do projeto “Proteômica do sêmen suíno: identificação de marcadores proteicos do plasma seminal e papel das proteínas dissulfeto isomerase na maturação epididimária”.
 
O objetivo é identificar marcadores proteicos associados à qualidade do sêmen suíno para viabilizar o desenvolvimento de novos métodos de diagnóstico e seleção de reprodutores. “Assim será possível otimizar uma das áreas mais sensíveis da cadeia produtiva suína que é a produção de leitões”, explica Bustamante.
 
Já o doutor Maurício Hilgemann, que integra o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), teve aprovado um fomento de R$ 24.984,00 para o projeto "Estudo eletroquímico da atividade de radicais livres e avaliação do potencial antioxidante de extratos de plantas empregando sondas eletroquímicas e sua aplicação em sistemas biomiméticos".
 
A pesquisa visa a abordar o estudo cinético do poder antioxidante dos polifenóis (substâncias químicas) em extratos de plantas frente a sistemas radicalares empregando métodos eletroquímicos. “O estudo das interações destrutivas de radicais livres com moléculas ligadas à superfície de eletrodos abre novas possibilidades para a compreensão dos caminhos reacionais das ERO (Espécies Reativas de Oxigênio), e também para suas determinações analíticas, tanto ex vivo quanto in vivo”, destaca Hilgemann.
 
Saiba mais
 
O Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores tem por objetivo apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino superior, visando a dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e nucleação de novos grupos em quaisquer áreas do conhecimento.
 
Ivan Bustamante Filho, docente do PPGBiotec

Tuane Eggers

Maurício Hilgemann, professor do PPGAD

Nicole Morás

Notícias Relacionadas