Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ambulatório de Especialidades Médicas completa um ano de atividades

Postado em 07/03/2017 09h28min

Por Artur Dullius

Há exatos 365 dias eram iniciadas as atividades do Ambulatório de Especialidades Médicas do Centro Clínico Univates. A segunda-feira, do dia 7 de março de 2016 marcava o início de uma nova fase para a saúde regional. Durante esse período, o espaço de cerca de 1,9 mil m² proporcionou, via Sistema Único de Saúde (SUS) e convênio com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari (Consisa - VRT), mais de 16 mil atendimentos à comunidade.
 
Inicialmente, o local prestava atendimento especializado em três áreas médicas (Cardiologia, Hematologia e Pneumologia) e hoje o número já ultrapassa onze especialidades, além do Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapêutica. O número de atendimentos será ampliado, de forma gradual, até o segundo semestre de 2019, e ainda neste ano serão implantadas mais quatro especialidades médicas: Geriatria/Gerontologia, Neurologia, Otorrinolaringologia e Psiquiatria. 
 
“Importante destacar o serviço como um elo de articulação entre os níveis de atenção à saúde, ligando a atenção primária aos serviços de maior complexidade e hospitais, o que garante acessibilidade e continuidade da assistência às pessoas da região”, lembra Fabíola Colombo Müller, gerente administrativa do Centro Clínico. 
 
O diretor técnico, Carlos Dorneles, atenta para o sistema de referência e contrarreferência, que, segundo ele, possibilita que os pacientes tenham atendimento de qualidade durante todo o processo. “Após ter seu quadro clínico estabilizado e sua necessidade de olhar especializado atendida, a pessoa retorna para dar seguimento ao tratamento e ser novamente acompanhada pela equipe municipal”, complementa. 
 
Como funciona
Os pacientes são encaminhados para o local após serem atendidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF), portas de entrada do Sistema Único de Saúde. As consultas e procedimentos são custeados pelo SUS e por intermédio do Consisa. O convênio estabelecido com o Consórcio possibilita que os 36 municípios do Vale encaminhem os pacientes para as especialidades do Ambulatório, evitando, assim, o deslocamento à Grande Porto Alegre.
 
Ensino, serviço e comunidade alinhados
Além da prestação dos serviços, o Ambulatório também funciona como um espaço de ensino. O local recebe estudantes a partir do 5º semestre do curso de Medicina da Univates, que acompanham as atividades realizadas por professores. Atualmente, são 75 acadêmicos de Medicina, mas a expectativa é que esse número chegue a 200 estudantes.
 
A parceria se estende também a outros cursos da área da saúde oferecidos pela Instituição. “Comprovamos a importância desse atendimento multidisciplinar, em que o paciente é o centro. Quando ele chega aqui, tem acompanhamento completo. É um procedimento que está tendo muito sucesso”, ressalta Fabíola.
 
Para o futuro
Conforme a gerente administrativa, a direção está em tratativas com o governo do Estado para estender o atendimento oferecido a todos os municípios da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, cumprindo com um dos preceitos básicos que o SUS estabelece: a regionalização da saúde.
 
Ambulatório de Especialidades Médicas em números
Mais de 16 mil atendimentos
3.676 consultas médicas em atenção especializada
5.402 atendimentos multiprofissionais (Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Serviço Social)
Serviço de Apoio ao Diagnóstico e Terapêutica contempla Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), holter, espirometria, ultrassonografias, raio X, ecocardiografias, teste ergométrico, endoscopia e colonoscopia, totalizando 1.074 exames nesse período
6.674 exames de análises clínicas
 
Especialidades médicas disponíveis atualmente
- Cardiologia
- Hematologia
- Pneumologia
- Endocrinologia
- Gastroenterologia
- Nefrologia
- Alergia/Imunologia clínica
- Dermatologia
- Reumatologia
 
Início em julho/2017
- Geriatria/Gerontologia
- Neurologia
- Otorrinolaringologia
- Psiquiatria
 
Apoio à atenção primária 
- Ginecologia/Obstetrícia
- Pediatria
 
Texto: Artur Dullius
No primeiro ano foram realizados mais de 16 mil atendimentos

Artur Dullius

Ambulatório presta atendimento especializado em 11 áreas médicas

Rodrigo Balbueno

Notícias Relacionadas