International Week: integração e internacionalização

Postado em 13/03/2017 21h33min

Por Artur Dullius

Nesta segunda-feira, dia 13, a Univates deu início às atividades da International Week (IWU). Com uma programação aberta a estudantes, professores e funcionários da Instituição, o evento busca proporcionar a integração da comunidade acadêmica em torno da discussão e reflexão global sobre temáticas comuns em contextos distintos. Durante os três dias de atividades, o evento terá a participação de representantes de IES estrangeiras parceiras da Univates, inseridos em uma atmosfera internacional que facilite o diálogo e a troca de experiências, de saberes e de culturas.

Dentre eles está Leandro Tessler, professor da Unicamp, que proferiu a palestra “O horizonte não é o limite”. Com o Teatro Univates praticamente tomado por estudantes da Instituição, o painelista destacou a importância da internacionalização no mundo globalizado. “O horizonte é sempre além, não apenas aquilo que conseguimos enxergar. É justamente isso que precisamos buscar, o que está além do que imaginamos alcançar”, explica.

Para Tessler, grande parte do isolamento mundial que vivem os brasileiros pode ser creditado à qualidade do ensino. Segundo ele, além dos currículos serem bitolados e a formação muito profissionalizante, apenas 15% da população brasileira (entre 18 e 24 anos) têm acesso ao Ensino Superior. “O aprendizado da língua estrangeira também é um grande empecilho para ir além, um problema eterno. É raríssimo no Brasil uma Instituição que oferece disciplinas em inglês. Eu sei que isso acontece na Univates, então preciso frisar que vocês estão de parabéns por proporcionar este estímulo aos estudantes”, lembrou.

Programação segue até o dia 15
A programação segue nesta terça e quarta-feira, com atividades nos turnos da manhã, da tarde e da noite. Com a palestra “Quebrando paradigmas, ultrapassando barreiras: experiência internacional no centro do conhecimento”,  Luciane Stallivieri será uma dos destaques desta terça-feira. Já na quarta, o evento encerra com o painel “Novos Mercados, novas demandas: desenvolvendo a cidadania global", composto por representantes de diferentes instituições de Ensino.

No total, em torno de 9 mil pessoas devem passar pelo evento nos três dias de atividade. Toda programação do evento conta com tradução simultânea. Mais informações podem ser conferidas em www.univates.br/internationalweek.

Univates Idiomas
Durante a IWU, a Instituição também conta com uma programação especial de divulgação dos cursos do Univates Idiomas e das possibilidades de Internacionalização. Totens de explicação estão montados pelos campus como forma de esclarecer dúvidas e auxiliar os acadêmicos que busquem “ir além do horizonte”.

Texto: Artur Dullius

Artur Dullius

Totens de explicação estão montados pelos campus