Teatro Univates recebe 1° Festival de Cinema de Lajeado

Postado em 30/03/2017 14h10min

Por Artur Dullius

Olhos atentos ao palco do Teatro Univates. Desta vez o espaço, acostumado a receber peças teatrais e shows de música, se transforma para uma verdadeira sessão de filmes. No ambiente, o silêncio da plateia é quebrado apenas pelas histórias contadas durante a reprodução dos curtas-metragens selecionados no 1º Festival de Cinema de Lajeado. Ao longo dos três dias - 30 e 31 de março e 1º de abril - serão cerca de 60 produções audiovisuais apresentadas ao público entre mostras competitivas e não competitivas.

O Festival já está no mapa da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e pretende dar visibilidade às obras de curta-metragem, além de incentivar o turismo no Rio Grande do Sul por meio da divulgação de suas belezas naturais às quais o projeto está ligado. A mostra competitiva vai atrair olhares e concorrentes. Ela terá quatro categorias: animação, documentário, experimental e ficção.

Programação
A programação foi aberta na manhã desta quinta-feira, dia 30. Na ocasião foram apresentados os jurados do Festival e, em seguida, a exibição dos primeiros filmes selecionados, com foco no público jovem e estudantes dentro da proposta intitulada “Cine Escola”. A reabertura ocorre às 14h, com os curtas, que seguirão sendo apresentados até as 17h. Durante a noite será realizada a solenidade oficial de abertura, com apresentações culturais. Quatro canções compostas pelo fundador do evento, Lauro Bergesch, e o músico Max Lima serão apresentadas.

Além das apresentações dos curtas da mostra competitiva (público de classificação livre), haverá debates com realizadores dos filmes exibidos, no auditório do Prédio 11 da Univates. A entrada para os debates com os realizadores das produções audiovisuais é gratuita e aberta ao público em geral.

O encerramento do 1º Festival de Cinema de Lajeado ocorre no sábado, a partir das 20h. Após show com a banda Bico Fino Brothers Band, serão conhecidos os grandes vencedores da mostra. Os filmes feitos pelos campeões serão exibidos na sequência. Clique aqui para conferir a programação completa.

Os ingressos
Os ingressos podem ser adquiridos por meio deste link. Para os alunos e professores da Univates, o Festival disponibilizou 400 ingressos gratuitos por sessão (turno), para todos os dias do evento. Mais informações podem ser conferidas no site www.festivaldecinemadelajeado.com.br.

Texto: Artur Dullius
Cerca de 60 produções audiovisuais devem ser apresentadas durante os três dias