Arte na Universidade é nesta quinta-feira

Postado em 25/04/2017 08h39min

Por Ana Amélia Ritt

Mais de 25 atividades ligadas à arte serão realizadas nesta quinta-feira, dia 27 de abril, na Univates. Todas serão desenvolvidas por professores e alunos da Univates ou por artistas da região. A ação faz parte da primeira edição do Arte na Universidade, evento que marca o início da Área de Artes na Instituição e acontece por meio de oficinas, workshops, espetáculos, palestras, saraus, caminhadas, apresentações e intervenções. A iniciativa tem como objetivo a visibilidade da área, assim como a valorização da arte na formação dos alunos.

Nenhuma das atividades é obrigatória ou exige conhecimentos prévios por parte dos participantes. A programação completa pode ser conferida aqui. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral, incluindo alunos de Ensino Médio.

Fique por dentro de algumas das atrações

Entre as atrações do evento estão apresentações do Grupo de Teatro da Univates, que não possuem inscrição e ocorrerão pelo campus. Coordenada por Pablo Capalonga, a intervenção Aproximações leva o poema de mesmo nome até um local antes inusitado para uma encenação: a mesa de um bar. “Entre garrafas, pires e xícaras, uma pequena história desenrola-se sobre este novo palco, intimamente próximo do público, que escuta quase que ao pé do ouvido a voz dos atores que ali estão”, conta o diretor.

Outro destaque no evento é o concerto didático interativo de Lucas Brolese intitulado Mestiçagem Musical Brasileira. A atividade inicia às 19h10min no auditório do Prédio 7. Os arranjos incluirão a fusão dos gêneros brasileiros com elementos da música mundial e serão adaptados para a participação instruída da plateia, batucando com palmas e percussão corporal a célula rítmica básica ou cantando as melodias das canções. “Esse projeto pretende levar informações sobre a diversidade da cultura musical brasileira, estimular as ações colaborativas na arte e contribuir na formação de plateias”, explica Brolese, que se apresenta acompanhado por um trio formado pelo saxofonista/flautista Neco Eidelwein, o acordeonista Igor da Cruz e o percussionista Juliano Petry, além de outras participações especiais.

O Trio Mafuá também estará presente na ocasião. O show "Da Pampa ao Sertão" será no laguinho da Univates a partir das 19h10min e apresenta releituras de obras de grandes compositores da música regional gaúcha e do centro do Brasil em gêneros como milonga, chamamé, choro, tango e baião. O grupo formou-se em 2011 e é composto por Fernando Graciola (violão), Gabriel Opitz (bandolim) e Ronison Borba (acordeon).

O Atemporalidades é uma atividade do projeto de extensão Interfaces - Formação Pedagógica e Pensamento Nômade e envolve intervenções artísticas como música, literatura e outras formas de expressão artística. As intervenções são realizadas em espaços variados com objetivo de “suspender o tempo”. No Arte na Universidade as intervenções ocorrerão pelo campus.

As inscrições podem ser realizadas aqui. Apenas as apresentações no anfiteatro do Prédio 9 ou em espaços abertos para grandes públicos não terão inscrição prévia.

Texto: Ana Amélia Ritt
Manifestações artísticas e oficinas fazem parte do Arte na Universidade