Diplomada da Univates tem artigo selecionado para participar do GEORS2017

Postado em 27/04/2017 09h14min

Por Ana Amélia Ritt

A diplomada em Engenharia Civil da Univates Hortência Fontana teve seu artigo selecionado para participar do Seminário de Engenharia Geotécnica do Rio Grande do Sul (Geors 2017). O estudo inscrito é proveniente de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), defendido em junho de 2016. O artigo, intitulado "Estudo da influência da velocidade de rotação da palheta na medição poropressão", foi escolhido como um dos cinco melhores, entre 81 trabalhos inscritos, e será apresentado na Universidade de Caxias do Sul (UCS) nesta quinta-feira, dia 27, e no dia 28 de abril.

Para Hortência, é recompensador participar do evento e ter esse reconhecimento. “Foi investido um grande esforço para colocar a pesquisa em  prática, realizando os ensaios e analisando os resultados. Ao fazer o TCC, o objetivo é encerrar um ciclo com sucesso. A premiação é a reafirmação do valor científico do trabalho”, completa, afirmando que o tema da pesquisa era algo não investigado até o momento. “É uma porta que se abre para o aprofundamento”.

Saiba mais sobre a pesquisa

O ensaio de palheta é um equipamento utilizado para conhecer o subsolo. Esse método é realizado por meio da tensão cisalhante necessária para a rotação da palheta no solo. As informações obtidas a partir desse método permitem o conhecimento de terrenos argilosos antes da implantação de um empreendimento.

Conforme a professora orientadora do projeto, Emanuele Amanda Gauer, o trabalho apresenta um estudo a respeito da influência da velocidade de rotação na geração de excesso de poropressão em ensaio de palheta. Para isso, realizou-se um estudo teórico-prático. “Os ensaios realizados demonstram relação entre a velocidade de rotação aplicada e o excesso de poropressão gerado. As menores velocidades implicaram em uma maior amplitude de variação da poropressão, enquanto que as maiores velocidades registraram menor amplitude entre ganho e dissipação de poropressão”, explica.

Texto: Ana Amélia Ritt

Divulgação

Hortência Fontana na apresentação da sua banca. Trabalho selecionado para o GEORS2017.