Alunos de direito participam de competição com prêmio internacional

Postado em 27/04/2017 14h48min

Por Ana Amélia Ritt

Já pensou em representar a Univates em outro país em uma competição de Direitos Humanos? O curso de Direito proporciona essa experiência às duas primeiras equipes colocadas na Competição Univates de Direitos Humanos. A atividade apresenta um caso hipotético de violação das normas de Direito Internacional Público e de Direitos Humanos. A partir disso, os estudantes devem elaborar um memorial e uma apresentação de argumentações que serão avaliados por uma comissão de juízes (que simula a Corte Americana de Direitos Humanos).

Júnior Roberto Willig, coordenador adjunto do curso e integrante da Comissão Organizadora do concurso, explica que normalmente as instituições que são representadas em competições jurídicas internacionais fazem seleção prévia interna, indicando quais serão seus representantes. “Temos diversas instituições brasileiras que participam de competições no exterior, mas, infelizmente, não temos uma competição nacional. As instituições de ensino, tanto brasileiras como estrangeiras, vêm apoiando a participação de seus alunos em competições jurídicas. O curso de Direito da Univates entende da mesma forma. Queremos que nossos alunos participem desta saudável experiência de ensino”, afirma Willig ao destacar que, além da experiência internacional, os alunos atuarão como se estivessem protegendo uma das partes de um processo.

Premiação

A equipe que se classificar em primeiro lugar na competição receberá como premiação uma viagem (com todas as despesas pagas) para competir em nome da Univates na 23ª edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na American University Washington College of Law (Washington, DC, EUA) em 2018.
Já a segunda dupla classificada receberá uma viagem (com todas as despesas pagas) para o evento Cuyum – Competencia Internacional de Derechos Humanos, na Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, Argentina, que ocorre neste ano.

Texto: Ana Amélia Ritt
A Competição Univates de Direitos Humanos foi lançada na última quinta-feira, dia 9.

Nicole Morás