Concursos voltados a alunos da educação básica recebem inscrições

Postado em 28/04/2017 09h27min

Por Nicole Morás

Para estimular a criatividade e a expressão por meio de diferentes formas, o curso de Letras da Univates promove três concursos voltados a estudantes da educação básica:  IV Festival de Cinema e Literatura, IV Concurso de Vídeo-oratória e III Concurso de Escrita Criativa. As inscrições já podem ser realizadas, de forma gratuita. A premiação dos concursos ocorre no dia 26 de outubro.

O IV Festival de Cinema e Literatura é voltado a estudantes de Ensino Médio e objetiva estimular a leitura literária, oportunizar o desenvolvimento da habilidade de interpretação textual e desafiar o aluno a traduzir a linguagem literária para a linguagem cinematográfica. As produções devem ser feitas a partir da adaptação de um dos seguintes contos: Aparição, de Guy de Maupassant; O barril de amontillado, de Edgar Allan Poe; O travesseiro de penas, de Horácio Quiroga; Um crime quase perfeito, de Roberto Arlt; Um caso para a defesa, de Graham Greene; O sinaleiro, de Charles Dickens; A pata do macaco, de W. W. Jacobs; ou Um caso estranho, de Paulo Corrêa Lopes.

Já o IV Concurso de Vídeo-oratória busca preparar novas lideranças, valorizar a oratória como forma de crescimento individual, desenvolvendo a comunicação verbal do participante, e, ainda, potencializar a elaboração de uma fala planejada diante de uma câmera. Como tema desta edição, os participantes devem preparar um discurso sobre “O meu maior medo é...”. Nesta modalidade, podem participar estudantes de Ensino Médio.

Para o Ensino Fundamental, é oferecido o III Concurso de Escrita Criativa. A competição é dividida em duas categorias: alunos de 6º e 7º anos e alunos de 8º e 9º anos. Como desafio, os estudantes devem criar textos ficcionais de mistério, usando as seguintes palavras: noite, susto, desconfiança, cachorro, coruja, medo e sombra.

Mais detalhes podem ser conferidos nos editais dos concursos, disponíveis em www.univates.br/graduacao/letras/concursos.

Texto: Nicole Morás

IV Concurso de Vídeo-oratória é voltado a alunos do Ensino Médio