Bicivates: três anos de sustentabilidade

Postado em 15/05/2017 10h50min

Por Leonardo Seibel

No dia 21 de maio o Bicivates completa três anos. O projeto conta com 120 bicicletas e mais de três mil usuários cadastrados. Além de facilitar o deslocamento pelo campus da Instituição, as “magrelas” podem ser retiradas para passeios externos, desde que seja respeitado o limite de quatro horas de utilização. O serviço é oferecido gratuitamente para alunos, professores e funcionários da Univates e para a comunidade por meio do programa Univates & Você.

Saudável, prático e sustentável

Nesses três anos, mais de 16 mil compartilhamentos foram registrados, com uma média de 23 utilizações por dia, considerando os dias com aula na Univates. Estima-se que em média foram rodados dois quilômetros em cada retirada, totalizando 32 mil quilômetros, ou seja, um pouco mais de 10 mil quilômetros por ano. Se essa quilometragem fosse feita por um carro a gasolina, lançaria na atmosfera um total de 2.700 kg/ano de CO2.  Para se ter noção, para neutralizar essa emissão, seriam necessárias 225 árvores (cálculo baseado no livro Indicadores de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, de Arlindo Philippi Jr. e Tadeu Fabrício Malheiros).

O estudante de Engenharia Mecânica Luís Felipe Radaelli Wienandts foi quem mais retirou bicicletas nesse período. Ele utilizava-as para se deslocar do Prédio 16 ao 17 quando era bolsista do projeto Baja. “É muito importante a disponibilização das bicicletas, pois o campus é bem grande. Elas ajudam bastante quando se passa o dia inteiro na Instituição e é preciso ir de um prédio a outro”, afirma o aluno do 7º semestre.

Dia sem Carro

No dia 21 de maio, a partir das 15h, será realizada a 6ª edição do Dia sem Carro Univates, evento que surgiu como lançamento do Bicivates. A atividade gratuita proporciona a toda comunidade um domingo de entretenimento, cultura e práticas esportivas realizadas nas dependências da Univates, em frente ao Centro Cultural. Durante o domingo, a rua Avelino Talini será fechada para o tráfego de veículos automotores e as pessoas poderão curtir atividades ao ar livre ao lado de amigos e da família.

Várias atrações farão parte do evento, dentre elas a realização de oficinas, atividades físicas, food trucks e o Bicivates. Além disso, a pista atlética estará aberta à comunidade. A atração musical fica por conta da banda General Rock, que sobe ao palco Amigos da Rádio Univates a partir das 16h, trazendo grandes clássicos do rock nacional e internacional como Eric Clapton, Beatles, The Rolling Stones, Paralamas do Sucesso e muito mais.

Texto: Leonardo Seibel
Bicivates completa três anos.

Tuane Eggers

Bicivates completa três anos.

Tuane Eggers