Univates traz Delta Conference ao Brasil em novembro

Postado em 16/05/2017 18h07min

Por Nicole Morás

Realizada pela Univates, em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), e de forma inédita no Brasil, a Delta Conference ocorre de 26 de novembro a 1º de dezembro na sede da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), em Gramado. O evento bianual sobre o ensino e aprendizagem de matemática e estatística nos cursos de graduação teve início em 1997, na Austrália, e chega à décima primeira edição em 2017.

A programação contará com a participação de pesquisadores internacionais, como Monica Villarreal, da Facultad de Matemática, Astronomía, Física y Computación (Famaf), de Córdoba, Argentina. Monica é licenciada em Matemática pela Famaf e doutora pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro, além de ser pesquisadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas (Conicet) da Argentina e realizar pesquisa sobre o desenvolvimento profissional de professores de matemática em cenários de modelagem e o uso de tecnologias na educação matemática, principalmente no Ensino Médio.

Já o pesquisador Chris Rasmussen, outro participante estrangeiro do evento, da San Diego State University, dos Estados Unidos, é formado em Engenharia Mecânica com mestrado em Matemática e doutorado em Ensino de Matemática. Seu foco de estudos é o ensino e a aprendizagem de matemáticos em graduação, com ênfase em cursos que normalmente funcionam como uma transição para a matemática avançada.

Também estão confirmados os pesquisadores brasileiros Marcelo Borba, da Unesp; e João Frederico Meyer, da Universidade Estadual Paulista (Unicamp). Borba é licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação Matemática pela Unesp e doutor nessa mesma área pela Cornell University, Estados Unidos. Em 2005 se tornou livre docente em Educação Matemática e coordena o projeto de pesquisa E-Licm@t-Tube.

Meyer é professor associado no Departamento de Matemática Aplicada do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas. É doutor em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas e livre docente desde 2001. Trabalha com biomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, ecologia matemática, impacto ambiental e educação matemática.

As inscrições para a Delta Conference podem ser realizadas em três modalidades: nacional a R$ 800,00, internacional a U$D 500,00 e acompanhante a R$ 200,00. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail brazildelta17@univates.br ou no site www.univates.br/delta.

Submissão de trabalhos
Até o dia 30 de junho, artigos completos a serem publicados nos anais do evento, resumos para pôsteres e para apresentações orais podem ser submetidos à Delta Conference. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento: www.univates.br/delta.

Saiba mais
A Delta Conference será realizada pela primeira vez no Brasil e pela segunda vez na América do Sul. O evento bienal teve início em 1997, em Brisbane, Austrália. Desde então, foram realizadas conferências na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e uma vez na Argentina, em 2007.

Gramado
Gramado (RS) é uma cidade “alemã” na região Sul do Brasil. A região é acolhedora, como toda cidade pequena, e é repleta de cachoeiras e trilhas para caminhada, além de diversas opções gastronômicas. Localizada a cerca de 130 km de Porto Alegre, a região é um dos principais destinos turísticos do Estado e a cidade dispõe de muitas opções de hospedagem.

Texto: Nicole Morás

Evento ocorre em Gramado de 26 de novembro a 1º de dezembro