Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Monólogo Ícaro abrirá o Desfile de Moda Inclusiva

Postado em 30/05/2017 09h21min

Por Ana Amélia Ritt

O curso de Design de Moda da Univates, em parceria com a Mercur, promove no dia 23 de agosto o Desfile de Moda Inclusiva, que chega à sua segunda edição este ano e ocorre durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. A abertura do evento fica por conta do monólogo Ícaro, interpretado pelo ator gaúcho Luciano Mallmann, que traz à discussão temas universais por meio de depoimentos de pessoas cadeirantes. O evento gratuito ocorre no Teatro Univates e é aberto à comunidade. Inscrições já podem ser realizadas.
 
Em 2004, Mallmann sofreu uma lesão na medula ao cair durante uma acrobacia aérea em tecido no Rio de Janeiro. A inspiração para o monólogo partiu das experiências do próprio ator (e autor) e de pessoas que conheceu depois que passou a usar cadeira de rodas. No espetáculo, interpreta diferentes personagens que abordarão assuntos como o relacionamento entre pais e filhos, resiliência, relações amorosas, suicídio, preconceito e maternidade. Com direção de Liane Venturella, a montagem intimista valoriza o trabalho do ator. Durante todo o tempo, o intérprete dialoga com o público. A identificação é imediata, mesmo para quem não tem nenhuma deficiência. A iluminação de Fabrício Simões e a trilha sonora de Monica Tomasi irão sublimar o clima de cada uma das histórias.
 
Desfile de Moda Inclusiva
 
O projeto conta com o envolvimento de formandas do curso de Design de Moda da Univates e de algumas associações e instituições de pessoas com deficiência das cidades de Lajeado, Estrela, Teutônia e Cruzeiro do Sul. 
 
As peças do desfile são elaboradas por formandas do curso. As alunas desenvolverão todo o processo de lançamento de uma coleção, incluindo um casting com os modelos. “Pensar no outro enriquece o trabalho de qualquer pessoa. O curso está com propensão natural a essa visão social. Falamos de algo que está presente no nosso dia a dia. Pensar em pessoas que têm algum tipo de necessidade diferente do que as pessoas têm comumente é um aprendizado mútuo”, afirma a coordenadora do curso de Design de Moda, Josiane da Costa Schmitt.
 
Inscrições para o evento podem ser feitas de forma gratuita pelo site www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-1162. A atividade é aberta à comunidade.
 
Texto: Ana Amélia Ritt

Fernanda Chemale

Notícias Relacionadas