Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Dia para dar atenção ao combate do câncer de boca

Postado em 31/05/2017 17h04min

Por Nicole Morás/Artur Dullius

O dia 31 de maio é destinado ao combate e à prevenção do câncer de boca, além de marcar também o Dia Mundial sem Tabaco. Como forma de conscientizar a população sobre os fatores de risco para o desenvolvimento desse tipo de câncer, o curso de Odontologia da Univates e a Secretaria de Saúde de Lajeado realizaram ações nesta quarta-feira, dia 31. A programação teve início às 8h e se estendeu até as 17h, na rua Júlio de Castilhos, no Centro de Lajeado (próximo à esquina com a rua Pinheiro Machado).
 
Conforme a professora do curso de Odontologia da Univates Thaise Gomes, o câncer de boca é mais comum entre os homens a partir dos 60 anos. “Esse público geralmente já utiliza prótese, então muitos não têm acompanhamento de perto. Hoje, a nossa intenção é fazer essa conscientização com a população”, explica ela.
 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), no ano de 2016 houve aproximadamente 16.000 novos casos de câncer de boca. Além disso, aproximadamente 50% dos indivíduos que têm câncer de boca vão a óbito em até cinco anos após a descoberta da doença, sendo o Rio Grande do Sul um dos estados com maior prevalência da doença, associada principalmente ao uso de tabaco. 
 
Realizada por estudantes e professores do curso e por cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde, a iniciativa buscou explicar para a população os primeiros sinais de alterações que podem se tornar câncer. Também foram feitos exames de avaliação bucal para detectar lesões que podem virar câncer bucal.
 
Para a estudante Maria Andrade, a atividade vem ao encontro da sua percepção: a de que o acadêmico não deve atuar apenas dentro de consultórios, mas também na rua. “Precisamos alertar as pessoas de que elas devem procurar o dentista não apenas quando surge uma necessidade, mas, sim, para realizar os processos de promoção e prevenção da saúde”, afirma.
 
Saiba mais
Números de câncer de boca no Brasil, segundo o Inca
Novos casos em 2016: 15.490, sendo 11.140 homens e 4.350 mulheres
Número de mortes (ano 2013): 5.401, sendo 4.223 homens e 1.178 mulheres
 
Texto: Nicole Morás/Artur Dullius
Ações foram realizadas no centro do município de Lajeado

Vinícius Huber

Ações foram realizadas no centro do município de Lajeado

Vinícius Huber

Notícias Relacionadas