Congresso inicia com debate sobre a pesquisa no mundo

Postado em 01/06/2017 15h36min

Por -

Na manhã desta quinta-feira, dia 1°, a Univates deu início ao I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento. A atividade reúne três eventos que até então ocorriam de forma independente: o Salão de Iniciação Científica, Tecnológica e de Inovação (Sicti), o Salão de Extensão (SE) e a Mostra da Pós-Graduação.

Com o auditório lotado, o Prédio 11 deu espaço para a discussão “Pesquisa: estudo comparativo de pesquisas realizadas no Brasil, Portugal e Alemanha”. A atividade, que marcou a abertura oficial do evento, contou com a participação dos professores doutores Rui Filipe Pinto Pedrosa – Portugal; Dieter Uhl – Alemanha; Maria Madalena Dullius, pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates; e Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, coordenadora de pesquisa da Univates.

Em sua explanação, o representante alemão destacou a existência de diferentes tipos de organizações financiadoras de pesquisa na Alemanha. Segundo Uhl, cerca de 67% delas estão ligadas à área industrial. Já a pró-reitora da Univates deu foco às agências de fomento à pesquisa no Brasil, ressaltando as iniciativas realizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O evento também contempla as tradicionais sessões de apresentações orais dos bolsistas de iniciação científica, tecnológica e de inovação, dos participantes do SE e dos alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu. Nesta edição serão apresentados 258 trabalhos, sendo 153 na modalidade pesquisa, 71 de pós-graduação e 34 de extensão.

Programação
No turno da tarde ocorrem sessões científicas seguidas da palestra “Ciência e inovação na pesquisa”, proferida pela doutora Susana Carreira, e de mesa-redonda sobre avanços na pesquisa tecnológica em ambiente, sustentabilidade e biotecnologia na Univates.

Já na sexta-feira, dia 2, a programação inclui sessões científicas nos turnos da manhã e da tarde, com encerramento a partir das 19h30min, quando ocorre a mesa-redonda “A pesquisa científica no âmbito da pós-graduação: múltiplos olhares para o ensino e a aprendizagem”.

Mais informações podem ser obtidas aqui ou pelo e-mail congressointernacional@univates.br.

Texto e fotos: Artur Dullius