Escolas municipais de Lajeado participam do programa A União Faz a Vida

Postado em 01/06/2017 20h45min

Por Nicole Morás

Para promover a cooperação e a cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes, a Univates e o Sicredi desenvolvem o programa A União Faz a Vida, que contemplará dez escolas municipais de Lajeado em 2017 e teve início na última quinta-feira, 1º de junho. A solicitação para que o município participe do programa partiu da Prefeitura Municipal de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação.

Realizado por meio do Núcleo de Assessorias Pedagógicas Externas da Univates (APE), o programa adota uma metodologia de projetos, na qual os estudantes deixam o papel de receptores de conhecimento e se tornam protagonistas do processo de aprendizagem.

De acordo com a coordenadora do APE, Viviane Eckhardt,  para que o município possa fazer parte do programa é necessário que os professores participem do Curso de Capacitação para Professores - Implantação do Programa A União Faz a Vida.  “Dessa forma, o APE ficará responsável pela capacitação dos participantes. Os encontros serão realizados na Univates, uma vez por semana, durante os meses de junho e julho”, explica ela.

Além da capacitação para mais de 280 professores, que é realizada em três grupos com encontros semanais, faz parte do programa o acompanhamento às escolas participantes. As demais escolas municipais devem participar do programa A União Faz a Vida em outro momento.

Saiba mais
Com base na essência do programa a partir da metodologia de ensino-aprendizagem, que é desenvolver cidadãos cooperativos por meio de valores como o empreendedorismo e a solidariedade, a campanha institucional é um instrumento para gerar mais identificação e aproximação com o público. Atualmente em parceria com o APE, o programa A União Faz a Vida atende aos municípios de Marques de Souza, Travesseiro, Lajeado e Encantado, que fazem parte das cooperativas Região dos Vales e Vale do Taquari.

Texto: Nicole Morás

Iniciativa é desenvolvida pela Univates e Sicredi