Estudantes canadenses visitam a Instituição

Postado em 26/06/2017 15h11min

Por Ana Amélia Ritt

Nesta segunda-feira, dia 26, a Univates deu as boas-vindas a quatro estudantes da Concordia University of Edmonton, do Canadá, que estarão na Instituição por duas semanas participando de um curso na área da saúde. O projeto, construído em parceria entre o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), oportunizará aos estudantes visitantes vivência prática.

Segundo a Diretora de Relações Internacionais, Viviane Bischoff, o Canadá tem um baixo índice de estudantes que saem do país em busca de experiência acadêmica. Por exemplo, se dez estudantes estrangeiros entram no país para intercâmbio, apenas um canadense sai. “Receber quatro estudantes é extremamente recompensador pelo trabalho de parceria entre a Univates e a Concordia desde 2012. A experiência contribui em diversos aspectos, especialmente para os estudantes envolvidos no curso, sejam os canadenses por estarem inseridos em um contexto muito diferente do Canadá, como os estudantes da Univates, que estarão convivendo com os estrangeiros nesses 15 dias”, afirma ao destacar que a intenção é fazer com que esses cursos de imersão passem a ser cada vez mais oferecidos aos estrangeiros.

Para os estudantes Drew Carson, Anthony Sousa, Kim Hong e Christina Hong, a Univates torna-se um apoio a fim de decidirem a área de atuação que seguirão profissionalmente, considerando o aspecto multidisciplinar do curso oferecido. Anthony também destacou o interesse na área da pesquisa em Ambiente e Desenvolvimento que a Instituição oferece.

No dia de hoje os canadenses participaram de uma visita guiada pelo campus e tiveram início as atividades promovidas pelo CCBS. Na terça-feira, dia 27, participarão do Projeto Interdisciplinar de cuidado em saúde no bairro Santo Antônio. Nos próximos dias, eles estarão envolvidos em vivências na área da saúde por meio de atividades promovidas por cursos do CCBS.

Esta é a primeira vez que alunos canadenses vêm à Instituição para realizar atividades acadêmicas. Em 2014, a Univates recebeu o coral da Concordia e, em março deste ano, a visita de um professor, Shaun Aghili, que participou da International Week.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt