Pesquisa estuda relação entre vitamina D e colesterol

Postado em 25/07/2017 08h43min

Por Nicole Morás

Realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates, sob a coordenação da doutora Verônica Contini, o projeto de pesquisa “Aspectos moleculares, ambientais e biomarcadores proteicos de doenças multifatoriais” busca avaliar, de forma multidisciplinar, doenças multifatoriais com comprovado componente genético prevalentes na população.

De acordo com Verônica, um dos subprojetos, chamado  “Aspectos nutrigenéticos de parâmetros bioquímicos e antropométricos: implicações para a saúde humana”, objetiva investigar a interação entre a alimentação e polimorfismos genéticos, de maneira que seja possível verificar se as variações genéticas podem influenciar na maneira como o metabolismo humano responde à alimentação.

Um resultado recente, publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, sob o título de “A vitamin D pathway gene–gene interaction affects low-density lipoprotein cholesterol levels”, demonstrou que a interação entre dois polimorfismos em genes da  via da vitamina D teve um efeito significativo nos níveis de LDL-c. O estudo fez parte da dissertação de mestrado da discente do PPGBiotec Nathália Grave, sob orientação das professoras Verônica e Júlia Genro. Neste trabalho foram avaliados os parâmetros antropométricos e lipídicos coletados de 542 participantes voluntários do projeto de nutrigenética.

De acordo com o estudo, muitas evidências sugerem uma associação entre a deficiência de vitamina D e as doenças crônicas como a obesidade e as dislipidemias, caracterizadas por  níveis elevados ou anormais de lipídios no sangue. “Embora os fatores genéticos tenham um papel importante na etiologia dessas doenças, apenas alguns estudos investigaram a relação entre os genes relacionados à vitamina D e os perfis antropométricos e lipídicos”, explica a docente Verônica.

Os resultados obtidos no estudo corroboram com outros estudos prévios que associam consistentemente a vitamina D com o perfil lipídico. “Juntos nossos resultados reforçam a ideia de que a interação gene-gene seria útil para esclarecer o componente genético do perfil lipídico”. Isso quer dizer que, além dos fatores ambientais, como a alimentação, por exemplo, vários fatores genéticos estão envolvidos na determinação dos níveis lipídicos dos indivíduos - e, possivelmente, esses fatores, ambientais e genéticos, interagem de maneira complexa. De acordo com a docente, outros estudos serão conduzidos pelo grupo, incluindo a coleta de novos parâmetros, como a dosagem dos níveis de vitamina D dos participantes, para melhor esclarecer a relação entre a genética, a vitamina D e o perfil lipídico.

O estudo contou ainda com a participação de outra discente do PPGBiotec, Janaína da Silveira, e com a colaboração dos pesquisadores Luciana Tovo-Rodrigues, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Diego Luiz Rovaris, do Departamento de Genética do Instituto de Biociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Simone Morelo Dal Bosco e Júlia Pasqualini Genro.

Mais informações sobre as pesquisas e sobre o PPGBiotec podem ser obtidas em www.univates.br/ppgbiotec ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.

Saiba mais
Para ser voluntário da pesquisa de nutrigenética, o interessado participa de uma consulta na qual responde a um questionário sobre seus hábitos de vida e alimentares. Além disso, é verificada a pressão arterial e realizada a avaliação antropométrica – verificação de peso, altura e dobras cutâneas. Os procedimentos são realizados por profissionais capacitados e registrados pelo pesquisador. Já na segunda consulta é realizada a coleta de sangue. O procedimento leva menos de um minuto e o paciente não sente dor ou desconforto. Após a coleta, o voluntário recebe um lanche e, ao final de todo processo, também recebe um laudo com os resultados de seus exames bioquímicos básicos, como glicemia, colesterol e triglicerídeos. Interessados em participar podem contatar a equipe da pesquisa pelo e-mail nutrigeneticauni@gmail.com e agendar a consulta.

Texto: Nicole Morás

A aplicação da biotecnologia em saúde é uma das áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da Univates

Nicole Morás