Estudantes dos cursos Técnicos da Univates iniciam projeto social

Postado em 16/08/2017 08h55min

Por Elise Bozzetto

Nesta segunda-feira (14) foi dado mais um passo na concretização do Projeto Social do Centro de Educação Profissional (CEP) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, de 2017. Idealizado no primeiro semestre, o projeto envolve os cursos Técnicos em Comunicação Visual, em Enfermagem, em Manutenção Automotiva e em Vendas. A entidade escolhida para receber o projeto é o Lar de Idosos Santa Rita, instituição comunitária instalada no município de Guaporé. Fundado em 1997, o Lar Santa Rita atende atualmente 15 idosos, alguns sem renda.

O projeto, composto por várias frentes, tem objetivos comuns a todos os cursos: possibilitar aos estudantes colocar em prática o que é aprendido durante o curso; oportunizar o exercício da solidariedade e a construção de um perfil profissional mais humanizado; integrar diferentes cursos na construção de um projeto.

Na prática, o que se aprende em sala de aula
Após visita da equipe do CEP, para conhecer as demandas da entidade, em julho, os representantes do Lar vieram até a Instituição para conversar com os estudantes do Técnico em Comunicação. “Este primeiro momento é de escuta. A partir das informações e das necessidades em comunicação que o Lar apresenta, os estudantes irão montar um plano de comunicação. Após aprovado, o plano será implementado, com a ajuda do Técnico em Vendas, que buscará parceiros para viabilizar as ações de marketing”, comenta a Diretora do CEP, Edí Fassini.

Segundo Fabiane Giaretta, aluna de Comunicação Visual, o sentimento é de gratidão por ter sido selecionada para participar do projeto. “Fiquei grata por poder participar desse projeto. Tenho um apego em especial e me deixa imensamente feliz trabalhar em projetos que envolvam ajudar as pessoas, principalmente idosos. E, depois de conhecer a história do Lar Santa Rita, as melhorias e a preocupação com os idosos que lá estão, fiquei ainda mais entusiasmada”, comenta a estudante. Para ela, a contribuição a ser feita é potencializada por ser um trabalho de grupo. “Acredito que com a força individual de cada um de nós podemos sim fazer a diferença”, analisa.

Durante a conversa com alunos do curso técnico em Comunicação Visual, o automóvel do Lar Santa Rita, que também será contemplado na ação, ficou sob análise da turma de Manutenção de Motores, do Técnico em Manutenção Automotiva, para avaliação. A turma realizou um diagnóstico do que precisa ser reparado no veículo. Ricardo Pierosan, estudante da disciplina e habitante de Guaporé, ficou feliz com a iniciativa. “Como aluno da Univates e morador de Guaporé achei muito importante a iniciativa da Univates em ajudar o Lar. Ele é muito importante para a nossa cidade. A manutenção do veículo vai ser essencial para garantir a segurança de quem utiliza o automóvel”, comenta Pierosan. A próxima etapa é repassar aos estudante da disciplina de Gestão Administrativa II, do Técnico em Vendas, as necessidades de peças para buscar parceiros da ação.

Ingressantes também colocam a mão na massa
Além das turmas mais avançadas dos cursos envolvidos, os ingressantes do curso Técnico de Enfermagem, de Guaporé, irão participar do projeto. “A ideia é que os estudantes de Guaporé, orientados por seus professores, possam participar da rotina do Lar, seja levando uma palavra de carinho ou ouvindo as histórias de vida que cada um tem para contar. É um processo de imersão na profissão de cuidador, que não envolve somente aptidões técnicas e sim um olhar e uma escuta atenta”, finaliza a Diretora, Edí Fassini.

Texto: Elise Bozzetto
Técnico em Manutenção Automotiva fez diagnóstico de reparos necessários no veículo da entidade

Técnico em Comunicação realizou reunião para briefing de campanha de marketing

Elise Bozzetto