Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

“A inovação está no DNA da humanidade”

Postado em 16/08/2017 11h09min

Por Artur Dullius

Empreender é gerar, é construir, inovar e ter autonomia. Cada vez mais o mercado de trabalho exige este perfil dos jovens profissionais: multitarefas, interligados e aptos a vivenciar novas experiências. A inquietude das constantes mudanças que acontecem no mundo nos desafia a todo instante a buscar coisas novas, a fazer o diferente e sair do habitual. 
 
Empreendedorismo e inovação são termos que andam juntos e cada vez mais ganham força em nosso cotidiano. Na Univates, por exemplo, o curso de Liderança Empreendedora e Inovação foi lançado, com o objetivo de formar profissionais preparados para essa nova visão do mercado de trabalho.
 
Supervisor executivo de mídias sociais na Rede Globo, Carlos Alberto Ferreira abordou o tema durante o 5º Encontro Estadual de Jovens Empresários. Em conversa exclusiva, ele apresentou algumas dicas para os jovens empreendedores, confira:
 
O que é essencial para quem quer ser empreendedor? É possível mapear um perfil do público empreendedor?
O público empreendedor é aquele que tem ideias, as quais o permitem fazer algo diferente, inovador. Então, o perfil do empreendedor é a inovação, ele tem que ter isso no DNA dele. Uma determinada cadeira funciona desse jeito? Não, eu posso criar uma cadeira que vai funcionar de outro jeito e vai trazer melhores resultados. O mesmo também pode ser feito com um produto alimentício, ou qualquer outros produto. 
 
Alguns dias atrás eu conversei com uma menina que está vendendo alimentos fabricados sem água. Ela fez esses alimentos para poder transportá-los por longas distâncias. Então, imagine: como o Brasil tem dimensões continentais, se você pudesse levar para outras regiões do país algo desse gênero, seria muito bom, porque os alimentos são perecíveis, eles vão apodrecer em algum momento. Ou seja, ela conseguiu criar uma fórmula de vender alimentos desse jeito e pode exportar para regiões muito mais distantes do nosso país. E isso é ser empreendedor, isso é ser inovador.
 
Um dos principais receios dos jovens que começam a empreender é justamente o medo de não dar certo. Em um mundo onde as coisas mudam constantemente, quais passos são necessários no início até que se consiga criar estabilidade?
Nós temos uma geração inteira que foi ensinada a trabalhar em empresas, procurar o serviço público e ficar por ali, com estabilidade. O empreendedor quer destruir esse cenário, quer criar uma coisa nova. Então, para esse empreendedor dar certo ele precisa estudar sempre e analisar o cenário no qual vai se inserir. Não adianta ele ter uma boa ideia se ela não vai trazer retorno financeiro. É necessário entender o mercado, a conjuntura econômica do país, pois aí sim ele vai fazer a diferença, vai estar no caminho certo.
 
Como quebrar esse medo de mudar e inovar? 
As pessoas não deveriam ter medo algum de inovar, pois essa é a essência da humanidade. Eu estava lendo um livro, que recomendo para todo mundo, intitulado “Sapiens”. O ser humano sempre veio de uma rotina de inovar e criar soluções para que conseguisse se adaptar ao cenário, e o livro deixa isso claro. Foi isso que nos fez chegarmos até aqui. Saímos de pequenos grupos na África e dominamos o planeta inteiro. Essas pessoas lá trás foram inovadoras, elas criaram soluções, conseguiram se locomover por grandes distâncias, iniciaram a agricultura. Então, se você analisar, a inovação está no DNA da humanidade, a gente só tem que deixar isso aflorar.
 
Saiba mais
Buscando formar líderes e empreendedores que possam gerenciar equipes e projetos com caráter inovador, o curso de Liderança Empreendedora e Inovação é uma das novidades oferecidas pela Univates a partir do próximo ano. Com formato totalmente inovador, o curso de graduação terá aulas nos turnos da manhã e da tarde, totalizando 40 horas de atividades semanais e 4.800 horas totais (quatro anos de curso).
 
Durante o período de estudo, os acadêmicos terão que criar sua própria empresa e atuarão de forma prática em seu gerenciamento. Além disso, serão realizadas três imersões em países estrangeiros e as aulas serão ministradas em inglês, espanhol e português.
 
A primeira turma terá início em fevereiro de 2018. A forma de ingresso será a partir de uma redação e de uma entrevista realizada presencialmente. Mais informações podem ser conferidas no site do curso: www.univates.br/graduacao/lideranca.
 
Texto: Artur Dullius
Ferreira abordou o tema durante o 5º Encontro Estadual de Jovens Empresários

Artur Dullius

Curso de Liderança Empreendedora e Inovação é uma das novidades oferecidas pela Univates a partir do próximo ano

Elise Bozzetto

Notícias Relacionadas