Maioridade: curso de Direito completa 18 anos

Postado em 16/08/2017 14h26min e atualizado em 17/01/2024 13h45min

Por Nicole Morás

Juridicamente, completar 18 anos significa a maioridade, ou seja, usufruir plenamente dos direitos civis. Também denota a ideia de responsabilidade, de amadurecimento. É justamente nesse caminho que anda o curso de Direito da Univates que, ao completar 18 anos em 2017, consolida diversas ações voltadas não apenas para os estudantes do curso, mas também para a comunidade.

As ações de internacionalização do curso se tornaram mais intensivas no último ano e abrangem, por exemplo, a realização de uma disciplina de Seminário Livre na Universidad de Buenos Aires e o incentivo para que estudantes realizem intercâmbio acadêmico nas instituições parceiras da Univates, que alcançou um número recorde em 2017 quando 13  estudantes cursaram um semestre no exterior ou estão em intercâmbio neste semestre.

A realização da I Competição Univates de Direitos Humanos também é uma iniciativa a ser destacada, não apenas por abordar a temática que norteia o curso, como também por oportunizar que as duplas vencedoras representem o curso em competições internacionais: os segundos colocados viajam para a Argentina onde  participam da Cuyum – Competencia Internacional de Derechos Humanos, na Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza; os primeiros colocados representam o curso na 23ª edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na American University Washington College of Law (Washington, DC, EUA) em 2018.

Além da formação acadêmica, o curso proporciona a integração dos estudantes com a comunidade por meio de projetos como a face do Observatório de Direitos Humanos do projeto de extensão Interfaces que, entre as atividades, realiza atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica no Fórum de Lajeado.

Outra área de atuação é por meio do Serviço de Assistência Jurídica (Sajur) em que são realizados atendimentos à comunidade carente da Comarca de Lajeado, além de um projeto de apoio a imigrantes. Também é neste espaço que ocorre o projeto “Recomeçar”, em parceria com o curso de Psicologia, para acolher, apoiar e dar suporte às mulheres vítimas de violência na continuidade de sua luta pela liberdade.

A coordenadora do curso, professora Marta Piccinini, destaca ainda a atuação do Diretório Acadêmico (DA) em parceria com o curso para a promoção de atividades que ajudam a qualificar a formação discente e a internacionalização, como o incentivo para a participação em eventos. De acordo com o presidente do DA, Cássio Fracalossi, o Diretório Acadêmico é responsável pela integração social e cultural dos estudantes e pela representação dos alunos na Universidade. “Organizarmos atividades e eventos no intuito de melhorar a qualidade do Curso, implementando projetos e auxiliando no transporte e acesso dos estudantes a eventos da área. A exemplo disso criamos um concurso de artigos em que os três primeiros colocados têm parte da viagem à Sevilla, na Espanha, onde apresentarão seus trabalhos, paga pelo Diretório Acadêmico. Temos contato direto  com  a coordenação do curso, o colegiado e a reitoria da instituição, além de fiscalizar e auxiliar a Universidade em seu desenvolvimento”, afirma Fracalossi.

Marta cita ainda as viagens de estudos oportunizadas aos alunos que podem, no decorrer do curso, conhecer os Tribunais Estaduais e Superiores, bem como demais órgãos públicos judiciais, sempre acompanhados por professores do curso. Nesses 18 anos, o curso de Direito da Univates já graduou 1.102 bacharéis, sendo 54 apenas na última turma, e 1.027 estudantes estão matriculados no curso.

Evento comemorativo
Para comemorar a data, o curso realiza um evento no dia 24 de agosto, a partir das 19h, no Teatro Univates, em que haverá participação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Rio Grande do Sul, Ricardo Breier, que irá abordar as carreiras jurídicas e a realidade brasileira. Após a palestra haverá música ao vivo, oportunizando aos alunos e professores um momento de conversa e comemoração. O evento é aberto a diplomados, advogados e comunidade em geral. As inscrições, gratuitas, podem ser realizadas aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail direito@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás