Grupo de Teatro da Univates apresenta a peça “O Jardim”

Postado em 18/08/2017 11h43min

Por Artur Dullius

Rir do trágico para não chorar é sempre uma triste válvula de escape. Com essa ideia, o Grupo de Teatro da Univates estreia a peça “O Jardim”. O espetáculo ocorre no dia 5 de setembro, a partir das 20h, no Teatro Univates.  Na ocasião, o público, de forma gratuita, poderá conferir uma representação da dura e contínua realidade presente em lugares como a Síria, Jerusalém, Venezuela e Palestina ou nas favelas do próprio Brasil.

Com 65 minutos de duração, a peça retrata a história de pessoas de uma pequena cidade que, diante do caos criado por um conflito armado, transformam sua realidade e dentro de um pequeno jardim discutem as mazelas de suas pobres vidas, sufocadas pela fumaça e pelo barulho das bombas. Sem ter para onde ir, o recanto torna-se o ponto de encontro dos sobreviventes, formando um retrato tragicômico de um grupo de pessoas em situação-limite.

Os atores oscilam a composição de seus personagens entre a insanidade e a lucidez, o completo delírio surreal e a ingenuidade, a brutalidade e a humanidade. Uma narrativa que mistura drama e humor, mas que acima de tudo nos faz refletir sobre a força devastadora da guerra sobre o homem.

Diretor da peça, Pablo Capalonga afirma que neste espetáculo o grupo experimentou o processo de criação e pesquisa mais arriscado nesses últimos dez anos. “A peça trata da guerra para provocar muito mais sentimentos além do riso. Precisa-se também da reflexão. Errar, neste espetáculo, é extremamente fácil, e por isso há o risco. Nossa única certeza quanto ao resultado final será no momento da estreia”, afirma Capalonga.

A inscrição para participar da atividade é gratuita e deve ser realizada na bilheteria do Teatro Univates ou por meio do Sistema de Ingressos. O horário de atendimento da bilheteria é de segunda a sexta-feira, das 9h30min às 22h30min. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou pelo e-mail bilheteria@univates.br.

Proximidade com a graduação
Todos os figurinos da peça são resultado do projeto Figurino, desenvolvido desde o primeiro semestre deste ano com as alunas do curso de Design de Moda da Univates. As estudantes participaram de todo o processo de composição do novo espetáculo para criação das vestimentas dos personagens: ensaios, reuniões com o diretor, criação e confecção dos figurinos. Além disso, as maquiagens, pela primeira vez, são assinadas pelas alunas do curso de Estética e Cosmética da Instituição, passando por um processo igualmente criativo: elaboração de laboratório de criação, testes de maquiagem e execução.

Texto: Artur Dullius
Narrativa mistura drama e humor