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App facilita diálogo entre a população e o poder público

Postado em 22/08/2017 10h10min

Por Artur Dullius

Ao circularmos pelas ruas, constantemente nos deparamos com situações que estão em desacordo: uma lâmpada piscando, um buraco na rua ou até mesmo uma faixa de pedestres mal sinalizada. Dialogar com o poder público é importante e agora também ficou mais fácil. Por meio de um aplicativo, Jonas Dhein, diplomado em Sistemas de Informação pela Univates, buscou justamente facilitar esse processo.
 
A ideia surgiu durante o curso, em 2015, quando o então acadêmico tinha pela frente o desafio de definir um tema para sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Foi então que desenvolvido o aplicativo Fiscale, uma ferramenta colaborativa capaz de criar um elo entre a população e a administração pública. “A ideia é que os munícipes baixem o aplicativo, façam um cadastro prévio e, assim que detectarem algum problema, registrem uma foto e encaminhem a solicitação para o município correspondente”, explica Dhein.
 
Mesmo após ter concluído o curso, Dhein deu sequência ao projeto e agora começa a colher os primeiros frutos. Ele lançou o aplicativo no mercado em maio e já conta com 450 cadastros realizados. Além disso, a ideia foi acolhida pelas prefeituras de Estrela e de Venâncio Aires, que implementaram o sistema em sua gestão. 
 
Conforme Dhein, assim que o registo é feito, a solicitação é diretamente encaminhada para a ouvidoria do município responsável, que tem o papel de destinar a situação para a secretaria competente. “A administração pública que tiver esse sistema implementado recebe o pedido e dá os encaminhamentos necessários para solucionar o problema. Caso a prefeitura não tenha o aplicativo, ela não terá acesso a essas demandas, as quais ficarão armazenadas em um banco geral”, garante o programador.
 
Em contrapartida, a administração pública pode compartilhar informações úteis com os cidadãos, como datas do recolhimento seletivo de lixo, locais e prazos para pagamentos do IPTU, por exemplo. “O aplicativo também possibilita melhor análise interna da administração, pois as informações estarão todas reunidas em um único local, sendo possível ver o que está funcionando perfeitamente e o que não está, quais solicitações estão sendo atendidas de forma ágil, quais as principais demandas e onde é necessário melhorar. Fica tudo mais mensurável”, afirma Dhein.
 
Em menos de três meses de uso, já foram apontadas 1.874 solicitações na prefeitura de Venâncio Aires, sendo 1.370 relacionadas à iluminação pública. Segundo Guilherme Hautzinger, responsável pelo serviço de atendimento ao público nessa prefeitura, cerca de 90% das demandas estão relacionadas a questões de iluminação pública e trânsito. “Tem sido uma experiência muito boa. Nós não temos como sair durante a noite para verificar quais postes de luz estão em funcionamento e quais não estão. Com esse aplicativo, o cidadão consegue nos auxiliar a encontrar essas demandas, o que facilita bastante o processo”, explica.
 
A ferramenta conta com um sistema de acompanhamento on-line e, a cada etapa do processo, o solicitante é notificado via app, SMS ou e-mail. Segundo Dhein, não é necessário ter acesso à internet no momento da solicitação. “Eu posso passar o dia inteiro apontando as reivindicações, e quando tiver acesso à internet elas serão automaticamente encaminhadas à prefeitura correspondente”, conta. A ferramenta é gratuita e pode ser baixada pelos sistemas Google Play e IOS. Mais informações podem ser conferidas no site fiscale.vc.
 
Texto: Artur Dullius
Ferramenta conta com um sistema de acompanhamento on-line das demandas

Artur Dullius

Dhein se formou em Sistemas de Informação pela Univates

Artur Dullius

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