Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Mostra de Cinema promove diálogo sobre igualdade de gênero

Postado em 12/09/2017 14h55min

Por Fernanda Kochhann, acadêmica do curso de Jornalismo

O segundo dia do V Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade iniciou com a Mostra de Cinema para Escolas. A atração principal da programação foi a exibição do longa-metragem “As sufragistas”, dirigido por Sarah Gavron e com a participação das atrizes Carey Mulligan, Helena Bonham Carter e Meryl Streep. O filme retrata a luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha usados pelo grupo no início do século XX na Inglaterra. No drama, a personagem principal Maud Watts (Carey Mulligan) enfrenta grande pressão da polícia e dos familiares, mas não desiste de seus ideais e continua combatendo a opressão masculina, juntamente com um grupo de mulheres que organizam manifestações em prol do feminismo. 
 
Após a exibição da obra, as discussões foram conduzidas pelas professoras Rosmari Cazarotto e Zilene Londero. De acordo com Rosmari, a intenção foi provocar o diálogo, a partir da leitura fílmica, a respeito do trans ou daquilo que transforma e que transpõe os significados impostos. “Apesar de existirem avanços significativos para uma vida mais harmônica em sociedade, ainda temos desafios quanto às desigualdades de gênero. Esse assunto é muito importante, pois hoje as mulheres podem votar, voltar do trabalho que conquistaram, porém, ao chegar dentro da sua casa podem ter um destino trágico. A caminhada ainda é longa na busca pela igualdade de gênero”, enfatiza a professora.
 
O debate seguiu com a troca de ideias de alunos presentes sobre a questão da luta pelos direitos políticos, sociais e civis.
 
Outras atividades
 
As atividades para as escolas seguem nesta quinta e sexta-feira, com mostras artísticas, oficinas de poesia, para o Ensino Médio e técnicas, atividades de pesquisa e esportes. As inscrições devem ser realizadas pelo site https://www.univates.br/evento/dialogos-na-contemporaneidade/inscricoes.
 
Texto: Fernanda Kochhann, acadêmica do curso de Jornalismo
 
 

Fernanda Kochhann

Fernanda Kochhann

Fernanda Kochhann

Fernanda Kochhann

Fernanda Kochhann

Notícias Relacionadas