Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Diálogos fomenta a discussão de gênero em diferentes cursos

Postado em 15/09/2017 13h56min

Por Acadêmicas do curso de Jornalismo - Fernanda Kochhann, Sofia Kich, Graziele Posselt e Jéssica Mallmann.

A noite da última quinta-feira, dia 14, foi destinada a discutir questões de gênero e diferentes identidades com os alunos dos cursos do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Univates, durante o V Simpósio Internacional Diálogos da Contemporaneidade. Espalhados pelo campus, os debates abordaram visões históricas, jurídicas, lúdicas e filosóficas a respeito das transversalidades contemporâneas.
 
No auditório do Prédio 7 o debate foi realizado pela coordenadora do Núcleo da Diversidade do Diretório Central de Estudantes (DCE) e escritora, Jandiro Koch, pelo professor do Instituto Federal de São Paulo Thiago Fonseca e pela mestranda em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) Marcelli Cipriani, com a mediação da professora do curso de Psicologia da Univates Priscila Detoni. A discussão abordou os processos de subjetivação nos cenários nacional, estadual e regional para a população trans, a partir do tema “Transgênero e subjetividade”.
 
Na sala 514 do Prédio 9, o diálogo seguiu com o professor colombiano Miguel Ángel Villamil Piñeda, que discorreu sobre a cultura trans, o pós-humanismo e o respeito à diversidade de gêneros. Na terça-feira, dia 12, Miguel lançou a obra “Emociones humanas y ética. Para una fenomenología de las experiencias personales erráticas”.
No auditório do Prédio 11 o diálogo dos cursos contou com a presença de Luciano Jesus, que discorreu sobre a temática "Vazio existencial e sentido da vida", e de Elton Tada com  "Tolerar e respeitar em tempos de ódio".
 
Já no auditório do Prédio 16 a conversa foi com as professoras Gabriela Nobre Bins, Ana Carolina Pinheiro Meirelles e Tatiana Linhares dos Santos, sob a mediação da professora da Univates Silvane Isse. O debate girou em torno do trabalho sobre gênero realizado pelas professoras nas escolas. Conforme Ana Carolina, “esse é um tema transversal, e o que preocupa mais é o silenciamento diante de um xingamento discriminatório, pois pequenas frases marcam as pessoas, principalmente as crianças e os adolescentes”.
 
Na cafeteria do Teatro Univates a escritora Natália Polesso debateu, de forma descontraída, a representação da sexualidade feminina, suas experiências e a trajetória no campo da poesia. Com seu primeiro livro, “Recortes para álbum de fotografia sem gente”, Natália conquistou o Prêmio Açoriano de 2013 na categoria contos. Em 2016, a escritora venceu o Prêmio Jabuti com a obra “Amora”, também composta de vários contos.
 
O V Simpósio Internacional Diálogos da Contemporaneidade se estende até esta sexta-feira, dia 15. A programação completa pode ser conferida na página www.univates.br/dialogos.
 
Texto: Acadêmicas do curso de Jornalismo - Fernanda Kochhann, Sofia Kich, Graziele Posselt e Jéssica Mallmann.
 
 

Acadêmicas do curso de Jornalismo

Acadêmicas do curso de Jornalismo

Acadêmicas do curso de Jornalismo

Acadêmicas do curso de Jornalismo

Acadêmicas do curso de Jornalismo

Acadêmicas do curso de Jornalismo

Acadêmicas do curso de Jornalismo

Acadêmicas do curso de Jornalismo

Notícias Relacionadas