Univates sedia III Seminário do Programa Vida + Viva

Postado em 19/09/2017 11h13min

Por -

Nas próximas quinta e sexta-feira, dias 21 e 22, ocorre o III Seminário do Programa Vida + Viva, sem álcool (-) 18 anos - Conectando as redes de proteção: perspectivas e desafios. O evento oferece palestras e networkings voltados à discussão de práticas pedagógicas, antropológicas, em saúde e jurídicas relacionadas ao consumo precoce de bebidas alcoólicas. As atividades que integram a programação ocorrem no auditório do Prédio 7 e no Centro Cultural Univates.

No primeiro dia, às 19h30min, será realizada a palestra “Álcool, impactos sociais e alternativas comunitárias para seu enfrentamento”, com a presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – Vida Urgente, Diza Gonzaga. A conversa será no auditório do Prédio 7.

Já  no dia 22, às 8h30min, ocorre a apresentação da peça teatral Exército dos Sonhos. A encenação é promovida pelo Programa Vida Urgente, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, sendo apresentada no Teatro Univates.

Às 10h10min, no auditório do Prédio 7, serão ministrados painéis sobre educação. A gerente estadual da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar (Cipave), Luciane Manfro, conversa sobre a parceria entre a escola e a família como uma estratégia positiva. Já a promotora de justiça da infância e juventude de Porto Alegre, Inglacir Dornelles Clós Delavedova, discorre sobre o tema “Força-tarefa na prevenção à venda e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes de Porto Alegre”. Concomitantemente, o projeto Formaturas Saudáveis, Memórias Felizes será tema da conversa com a coordenadora pedagógica do Ensino Médio do Colégio Monteiro Lobato, de Porto Alegre, Kátia Beppler Macagnan.

No início da tarde o painel tem como tema principal a saúde, discutindo aspectos clínicos do atendimento ao alcoolismo e a combinação entre a adolescência e o álcool. Já às 15h30min ocorre um painel sobre justiça e segurança pública, que integra a conversa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e sobre a aplicação da justiça restaurativa em Lajeado.

A programação completa pode ser conferida em https://goo.gl/dCrRNL. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no site www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-1282. Para mais informações sobre a dinâmica da atividade, contate a organização do evento pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5582.

Texto e foto: Ana Amélia Ritt
III Seminário do Programa Vida + Viva ocorre nos dias 21 e 22.

Ana Amélia Ritt