Univates recebe estudantes para oficinas pelo Dia da Árvore

Postado em 22/09/2017 16h35min

Por Nicole Morás

O Dia da Árvore, celebrado na última quinta-feira, 21, motivou a realização de oficinas pelo Museu de Ciências da Univates (MCN). As atividades envolveram cerca de 100 crianças da Educação Básica de Lajeado e de Poço das Antas, que realizaram oficinas sobre “Tinta na pedra: a arte rupestre na arqueologia”, “A história das araucárias” e “Desvendando a reprodução das plantas”.

Na sexta-feira, 22, uma turma do Turno Integral do Colégio Gustavo Adolfo aproveitou o início da primavera para descobrir mais sobre a reprodução de plantas. Após explanação, os alunos observaram algumas flores com o microscópio. Daniel Zagonel e Lourenço Dotto Lansing descobriram que as plantas são divididas em dois grupos de acordo com o seu tipo de reprodução.

Pelo Dia da Árvore também foram distribuídas 64 mudas de plantas nativas da região para a comunidade acadêmica. As mudas de chal-chal, pau-ferro, cocão, araticum, pitangueira, aroeira, pinheiro e romã foram doadas pelo Laboratório de Botânica, vinculado ao Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates). Afixada a elas havia uma tag que descreve a forma de plantio, o cultivo e curiosidades sobre a planta. A ideia é que os estudantes e professores interessados adotem uma das mudas e sigam as instruções para o devido cuidado.

Texto: Nicole Morás

Oficina Tinta na pedra: a arte rupestre na arqueologia