Cetec conta com mais um doutor

Postado em 25/09/2017 13h58min

Por -

Apropriando-se da simulação biológica na computação gráfica, o professor Marcelo Malheiros defendeu recentemente sua tese de doutorado, intitulada “The Mechanochemical Basis of Pattern Formation“, na qual descreve um novo modelo para o acoplamento de difusão química contínua e eventos celulares discretos dentro de um ambiente de simulação biologicamente inspirado.

“O objetivo foi definir e explorar um conjunto minimalista de recursos que também são expressivos, permitindo a criação de padrões 2D complexos usando apenas poucas regras. Por não nos restringirmos a uma grade estática ou regular, mostramos que muitos fenômenos diferentes podem ser simulados, como sistemas tradicionais de reação-difusão, autômatos celulares e padrões de pigmentação de seres vivos. Em particular, demonstramos que a adição de saturação química aumenta significativamente a gama de padrões simulados usando reação-difusão, incluindo padrões que não eram possíveis anteriormente”, explica ele.

Segundo Malheiros, os resultados sugerem um possível modelo universal que pode integrar abordagens de formação de padrões anteriores, fornecendo nova base para experimentação e texturas de aparência realista para uso geral em Computação Gráfica.

A tese foi defendida em julho no Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente avaliado com conceito 7 pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo a melhor avaliação da região Sul e um dos melhores programas de pós-graduação em Computação do país. O trabalho foi orientado pelo professor doutor Marcelo Walter e a banca foi formada ainda pelos doutores João Luiz Dihl Comba (UFRGS), Alessandro de Lima Bicho (Universidade Federal do Rio Grande - FURG) e Luiz Henrique de Figueiredo (Instituto de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, do Rio de Janeiro).

Artur Dullius