Preservação do meio ambiente é tema de peça infantil

Postado em 06/10/2017 13h04min

Por Ana Amélia Ritt

Retinho despertou a atenção das crianças presentes no Teatro Univates nesta sexta-feira, dia 6. A peça Entrando pelo Cano, realizada em comemoração ao Dia das Crianças, tratou sobre a importância do saneamento básico e o cuidado com o meio ambiente. O evento foi promovido pelo Museu de Ciências da Univates com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente de Lajeado.

De uma forma descontraída, o ratinho branco, com seus novos amigos, abordou um assunto sério. Para a professora Roseli Zaleti dos Santos Soares, discutir assuntos como esse com os pequenos faz com que a educação se propague. “As crianças costumam levar para casa o que aprendem e passam o conhecimento adiante, então é muito interessante tratar dessa temática”, afirma.

Com atenção, o público assistiu à história do rato de laboratório Retinho. Criado por uma bióloga preocupada com a preservação do meio ambiente, ele tenta provar a uma comunidade de ratos e ratazanas do esgoto que problemas virão. A cidade vai realizar uma grande obra de saneamento e essa informação vai mudar a vida das pessoas, mas também dos ratos e animais que habitam os esgotos.

A peça Entrando pelo Cano procura discutir e refletir sobre o significado e a importância do saneamento básico e seus benefícios, especialmente em tempos de luta contra o mosquito Aedes aegypti e outras doenças associadas à falta de saneamento. O espetáculo ocorreu em duas sessões gratuitas, que estiveram lotadas por escolas da região.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt