Oficinas e palestras marcam início da Jornada Acadêmica de Medicina
Postado em 09/10/2017 11h25min e atualizado em 18/10/2017 13h40min
Por -
Artur Dullius
Artur Dullius
Laboratórios Sensoriais
Durante a Jornada Acadêmica do curso de Medicina, os alunos do 7º semestre do módulo “Diabetes e Hipertensão” desenvolveram Laboratórios Sensoriais com o objetivo de promover empatia, reflexão e crítica sobre as percepções do paciente diabético com complicações crônicas. Os laboratórios foram referentes às complicações crônicas do diabetes mellitus tipo 2 a partir da narrativa de pacientes e cuidadores atendidos no ambulatório de especialidades médicas.
Divulgação
Segundo a coordenadora do projeto, a endocrinologista e professora Ângela Paveglio Teixeira Farias, a experiência foi desenvolvida com base nas metodologias ativas de ensino e aprendizagem. “A turma foi dividida previamente em quatro grupos, os quais estudaram sobre complicações micro e macrovasculares, nefropatia e neuropatia diabética. Essa proposta permitiu resgatar a escuta ativa do paciente e cuidador/familiar envolvido no seu cuidado, além de confrontar as percepções do paciente a respeito de sinais, sintomas e sentimentos com os dados da literatura e interpretar os dados e elaborar um laboratório sensorial com base nos dados levantados.