Baja lança o Crazy Horse III

Postado em 10/10/2017 11h08min

Por Artur Dullius

Durante um ano, 20 estudantes e professores da Univates dedicaram seus esforços para a produção do Crazy Horse III. O terceiro carro do projeto Baja Univates traz novas perspectivas para a equipe. Com melhora considerável nos aspectos mecânicos, o desenvolvimento do veículo marcou a renovação do grupo de voluntários. O lançamento ocorreu na última semana, durante o 11°Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC).

As adequações passam pelos sistemas de freios, suspensão e tração, com a utilização do novo sistema CVT (transmissão continuamente variável), que regula a tração do carro, semelhante a um câmbio automático, porém inteiramente mecânico. Além disso, questões eletrônicas, de design e segurança foram qualificadas.

Conforme um dos voluntários, o acadêmico de Engenharia Mecânica Leonardo Matte, a conclusão da graduação por alguns colaboradores culminou com a necessidade de renovação da equipe. “Ao mesmo tempo que a equipe se concentrava no desenvolvimento do seu terceiro protótipo, aplicava seus esforços na formação de novos voluntários. Um desafio e tanto, pois pessoas com poucos meses de Baja foram postas em posições de extrema importância no projeto, como nas lideranças”, diz Matte.

Etapa sul-brasileira
O novo veículo da equipe Baja Univates Team será colocado em teste no mês de novembro na Etapa Sul da Baja SAE Brasil. A competição acontece entre os dias 17 e 19, na cidade de Passo Fundo/RS. No último dia (19) do evento a Univates organizará transporte para levar os estudantes interessados em acompanhar a equipe no fechamento da competição. Mais informações podem ser conferidas pelo e-mail baja@univates.br.

Texto: Artur Dullius
Novo veículo da equipe Baja Univates Team será colocado em teste no mês de novembro na Etapa Sul da Baja SAE Brasil