Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Grupo de pesquisa lança e-book

Postado em 14/11/2017 18h52min e atualizado em 16/11/2017 13h07min

Por Nicole Morás

Nicole Morás

Vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates desde 2013, o Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/ Univates) lançou recentemente o e-book “Currículo, espaço, movimento: verbetes, ensaios poéticos & outras experimentações”, o qual tem como  proposta textos experimentais e ensaísticos realizados por pesquisadores, bolsistas de iniciação científica, bolsistas de mestrado e voluntários da pesquisa.

Dividida em duas partes, a publicação coloca em movimento alguns conceitos e noções tomados como centrais nos estudos, discussões e investigações. Na primeira parte, verbetes apresentam, de modo bastante experimental e poético, noções como Aprendizagem, Currículo, Espaço, Movimento, Diferença.

Professora Angélica Vier Munhoz

Artur Dullius

 

De acordo com a coordenadora do grupo de pesquisa, Angélica Vier Munhoz, “na segunda parte, os ensaios constituem-se de exercícios de escrita, experimentações poéticas, práticas de resistência a uma determinada forma acadêmica de escrita, atravessados pelo desejo de um pensar mais arejado, em meio ao que pede passagem e dispensa um ponto final.  Assim, em consonância com o propósito do Grupo de Pesquisa CEM, trata-se de um convite para transitar de modo intransitivo entre matérias que compõem a educação, a arte e a vida”, explica a professora.

A organização do livro digital é das doutoras Angélica Vier Munhoz, Mariane Inês Ohlweiler, Morgana Domênica Hattge e Suzana Feldens Schwertner. O e-book está disponível aqui ou pelo link www.univates.br/editora.

Saiba mais

Grupo de pesquisa durante o lançamento do e-book

Artur Dullius

O e-book foi lançado, no último dia 9 de novembro, durante o II Seminário Currículo, Espaço, Movimento: experimentações entre o ensinar e o aprender, que teve como  objetivo divulgar os resultados parciais e as discussões e estudos que vêm sendo realizados pelo CEM, desde 2013. Neste ano, o objetivo do evento foi focar nas experiências de ensinar e aprender em suas articulações com o currículo, a arte e a docência.