Liderança é desenvolvida em projeto escolar com alunos de Encantado

Postado em 24/11/2017 16h01min e atualizado em 24/11/2017 16h59min

Por Redação

Divulgação

O Projeto Líderes de Turma é realizado pelo Sicredi, em parceria com Secretarias Municipais de Educação e assessorias pedagógicas, e tem como objetivo desenvolver as lideranças escolares e contribuir para a formação de futuros representantes das comunidades. A iniciativa ocorre por meio do Programa “A União Faz a Vida”, que busca construir atitudes e valores de cooperação e cidadania, através de práticas de educação cooperativa.

Nesta semana, em Encantado, onde o projeto ocorre desde 2010, aconteceu a entrega dos certificados de participação para 34 estudantes do 5º ao 9º ano (com idades entre 10 e 14 anos) do Centro Municipal de Educação Encantado e escolas Osvaldo Aranha, Batista Castoldi, Antônio de Conto, Agostinho Costi e Jardim do Trabalhador.

Com a assessoria pedagógica da Univates, as atividades contaram com a coordenação da professora Janice Schmitt, que abordou em quatro encontros os temas Atitude transformadora, Socialização de práticas de cooperação, o Eu, Você, Nós e Ideia DEZ.

Durante a apresentação final dos trabalhos deste ano e a entrega dos certificados, a educadora afirmou que é visível a evolução dos estudantes. Ela destacou que todos terão a responsabilidade de levar adiante os conhecimentos adquiridos. “Hoje vocês estão líderes e a gente acredita que se ali na frente vocês não forem mais líderes de turma, serão lideranças em algum espaço, e esse é o grande desafio de vocês a partir de agora”, destacou.

A coordenadora da Assessoria Pedagógica Externa (APE) da Univates, Grasiela Kieling Bublitz, destacou a relevância da parceria entre Sicredi e Univates na formação de líderes que poderão fazer a diferença no futuro. Segundo a professora, "a função de líder, além de exigir muito comprometimento e responsabilidade, é ensinar a lidar com as críticas, o que é essencial para o crescimento do jovem".

Divulgação

A coordenadora pedagógica e representante da secretaria de Educação e Cultura (Smec) de Encantado, Nilviane Rosolen Deconto, falou da importância da integração entre as instituições para desenvolver o projeto. “Estamos bem felizes com o crescimento e a mudança de atitude dos alunos. Parabéns para todos os envolvidos, por abraçarem juntos um projeto que não é só para hoje, mas para a vida toda”, afirmou.

A jovem Janaine Schmitt, estudante do nono ano da Escola Antônio de Conto, participou pelo terceiro ano do projeto e salientou que ao final dos encontros percebeu uma grande evolução. “Todos anos foram importantes. Em cada aula, em cada tema abordado, além de aprender mais sobre os assuntos, também nos integrávamos mais entre os colegas”, disse Janaine, garantindo que os aprendizados também foram levados para o dia a dia na sala de aula.

Assim como a aluna, o estudante do sexto ano, João Vitor Bagatini, que pela primeira vez participou do projeto, garantiu que a iniciativa contribuiu para o seu crescimento. “Conheci novas pessoas, interagi e fiz amigos. Foi muito bom participar, perder a timidez, levar o que aprendi para dividir com os colegas da escola. Eles ficavam curiosos para saber como era, sempre me perguntavam e eu compartilhava”, disse.

Em Encantado, o projeto é realizado há sete anos e já formou cerca de 350 estudantes. A entrega dos certificados reuniu alunos, professores, representantes da Smec, Univates e Sicredi.

Texto: Sicredi